Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina

APRESENTAÇÃO

A coordenação do Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina (GECE) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Metabolismo (SPEDM) mudou recentemente pelo facto do Professor Doutor Cardoso de Oliveira ter renunciado ao cargo de Coordenador do GECE. Pelo facto fui nomeado para a coordenação do grupo pelo que passo a apresentar-me: Luís Manuel Rodrigues de Matos Lima, Chefe de Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de S. João e Coordenador da Unidade de Cirurgia Endócrina e Cervical.

Em primeiro lugar quero prestar a minha homenagem ao Professor Doutor Cardoso de Oliveira pela obra que, entre outras reconhecidas a nível Nacional, realizou em contributo da Cirurgia Endócrina e como primeiro coordenador deste Grupo de Estudo. Nesta fase de integração agradecemos todo o apoio demonstrado pela Direcção da SPEDM na pessoa da Professora Doutora Maria Helena Cardoso.

O GECE é um grupo que deve ser constituído por profissionais de saúde das várias áreas e do maior número de hospitais, especialistas e internos de especialidade, que tenham como interesse comum o tratamento cirúrgico da patologia endócrina, nomeadamente da tireóide, paratireóide e suprarrenal, e do seu seguimento segundo regras universalmente aceites. Existem já outros grupos que têm como objectivo os restantes tumores com origem endócrina.

Entendemos que a actividade de um grupo de cirurgia não pode desenvolver-se sem a colaboração das várias especialidades, já reunidas ou não em grupos ou sociedades, pois o tratamento da patologia a que se dedica é marcadamente multidisciplinar. Para evitar a existência de duplicação de acções com o consequente desperdício de esforços é desejável que haja integração de/ou noutras iniciativas já em curso (algumas com a participação de elementos deste grupo) pelo que as linhas de acção serão discutidas em reunião a realizar com a Direcção da SPEDM.

Porto, 20 de Outubro de 2012
Luís Matos Lima

Informação brevemente

A inscrição no GECE está reservada a sócios da SPEDM. Clique no botão em baixo para fazer download do formulário de inscrição.

Caso não seja sócio da SPEDM, pedimos que preencha a proposta de admissão de sócio disponível aqui.