Grupo de Estudo das Lipodistrofias

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Estudo das Lipodistrofias foi criado no âmbito da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) em 2019, sob a direção do Professor Doutor Davide Carvalho.

Este grupo é constituído por médicos com interesse especial no estudo das lipodistrofias e  lipomatoses,  encontrando-se aberto à participação de todos os sócios da SPEDM que pretendam integrá-lo. Congrega atualmente especialistas em Endocrinologia, Pediatria, Doenças Metabólicas e Genética, que trabalham com um objetivo comum: enriquecer o conhecimento sobre as lipodistrofias e lipomatose, ajudar os clínicos a reconhecer estas patologias raras, que estão subdiagnosticadas, visando o melhor tratamento das pessoas com lipodistrofia.

Toda a informação contida neste espaço é dirigida quer aos profissionais de saúde quer ao público em geral. Não foi concebida para fornecer aconselhamento médico mas apenas para ter um caráter informativo. Assim, não deve ser usada para diagnosticar ou tratar as lipodistrofias.

Se houver dúvidas sobre problemas de saúde específicos, relacionados com estas doenças, sugere-se que sejam colocadas no âmbito de uma consulta médica.

Coordenadora

Paula Freitas, Serviço de Endocrinologia do Centro Hospital Universitário São João, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

Secretárias

Paula Bogalho, Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospital Universitário Lisboa Central

Mafalda Bourbon, Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Não Transmissíveis, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge