Grupo de Estudo dos Tumores Neuro-Endócrinos

APRESENTAÇÃO

Devido à relativa raridade e complexidade clínica destes tumores, bem como a uma abordagem dispersa por várias especialidades, sentiu-se a necessidade de criar um Grupo de Estudos dos Tumores Neuroendócrinos. Trata-se de um grupo multidisciplinar que engloba membros de várias especialidades que se interessam, dedicam e querem melhorar a abordagem e tratamento desta patologia. Nos diversos hospitais, os grupos multidisciplinares incluem especialidades como Endocrinologia, Oncologia, Medicina Nuclear, Cirurgia, Imagiologia, Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Pneumologia, Gastroenterologia, Radiooncologia, Genética e Biologia Molecular. Realizam-se duas reuniões anuais, na Primavera e Outono. A reunião destina-se aos elementos do grupo e a outros especialistas interessados ou convidados.

Coordenadora:

Ana Paula Marques, Assistente Graduada de Endocrinologia

Secretários:

Raquel Martins, Assistente Hospitalar de Endocrinologia 

Inês Lucena, Assistente Hospitalar de Medicina Nuclear

2019

7º NETWORK DE TUMORES NEUROENDÓCRINOS

Download do Programa

2018

  1. Organização do 6º Network a 22 de junho de 2018 na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Junta-se Programa (Anexo 1);

  2. Também a 22 de junho de 2018, reunião interna do GE-TNEs. Junta-se ata (Anexo 2);

  3. Elaboração de artigo científico “Gastroenteropancreatic Neuroendocrine Tumour Characterization in Portugal: Results from de NETs Study Group of the Portuguese Society of Endocrinology” submetido e aceite para publicação no International Journal of Endocrinology;

  4. Estudo multicêntrico visando os Tumores Neuroendócrinos Gástricos (gNETs) diagnosticados entre janeiro de 2012 e janeiro de 2018 (coordenadora – Rita Roque). Resultados a apresentar na reuni.o da ENETS de 2019;;

  5. Ainda sob a orientação da atual Coordenação, reunião interna do GE-TNEs a decorrer em Coimbra no dia 4/1/2019. Junta-se Programa (Anexo 3).

Download em PDF

2016-17

A “passagem de testemunho” da Coordenação anterior para a atual aconteceu em Abril de 2016. Por razões práticas, optou-se por integrar as atividades do 2º semestre de 2016 no relatório de atividades relativas a 2017.

Apresentam-se, sumariamente, as atividades do Grupo ao longo do período supra definido:

  1. Organização de reunião interna a 12 de novembro de 2016, Monte Real. Junta-se ata (Anexo 1);
  2. Apoio científico ao Simpósio Nacional da SPO 2016;
  3. Com vista à promoção de atividades de investigação em tumores neuroendócrinos, com o Patrocínio da SPEDM, atribuição de duas (2) bolsas a projetos de investigação científica selecionados, por júri, de entre os submetidos após abertura de concurso.
    a) INTERPLAY BETWEEN NFKB SIGNALING AND PI3K-AKTMTOR PATHWAY IN GASTROENTEROPANCREATIC NEUROENDOCRINE TUMORS: A ROLE FORMIR-21 AND PTEN? (Investigadora Principal – Ana Luísa Silva);
    b) CARACTERIZAÇÃO DE UM NOVO MODELO ANIMAL DE TUMORES NEUROENDÓCRINOS DO PÂNCREAS (Investigador Principal – João Vinagre).
  4. Trabalho apresentado no Congresso Europeu de Endocrinologia 2017, Lisboa – Jejunum/ileum Neuroendocrine Tumors: results of a multicentric retrospective study (Marques AP, Santos AP, Claro I, Sanches AC, Fernandes I, Lopes JM, Preto J, Rodrigues F, Catarino AL, Mellidez J, Pereira B, Rocha G, Bugalho MJ, & GE-TNEs).
  5. Organização do 5º NETWORK a 30/6/2017 que decorreu no Porto. Junta-se Programa (Anexo 2).
  6. Organização de reunião interna a 17 de novembro de 2017 que decorreu no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Junta-se ata (Anexo 3).

Download em PDF

2015

  1. Terminado o Estudo Transversal de Caracterização das Neoplasias Neuroendócrinas emPortugal (Estudo TNE-ETC), o objetivo principal do GE-TNE para 2015, foi a divulgação e publicação do Estudo. Nesse sentido, e paralelemente à preparação do artigo para publicação, o estudo foi divulgado em eventos científicos de Endocrinologia e Oncologia, a saber: Congresso Nacional de Endocrinologia 2015 em janeiro, integrado numa Joint Meeting entre a SPEDM e a SEEN e Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia, em Novembro, integrado num Simpósio Satélite sobre TNE, patrocinado pela IPSEN Portugal. A propósito deste estudo, foram também apresentados dois cartazes em congressos internacionais: Preliminary Results on the Diagnosis of NETs in Portugal – the Cross-Sectional TNE-ETC Survey. Santos AP; Bugalho MJ, Lopes JM, Claro I; Sanches AC; Gomes L; Fernandes I, Catarino AL, Preto J, Pereira B, Marques AP, Rodrigues F, Catarino AL, Amaral C, Rocha G, Mellidez JC, Simões H e Grupo de Estudos de Tumores Neuroendócrinos (GE-TNE) da SPEDM. 12th Annual ENETS Conference, Barcelona, Março 2015 e Results on the Treatment of NETs in Portugal: The Cross-Sectional TNE-ETC Survey. Santos AP; Lopes JM, Bugalho MJ, Claro I; Sanches AC; Gomes L; Fernandes I, Catarino AL, Preto J, Pereira B, Marques AP, Rodrigues F, Amaral C Rocha G, Mellidez JC, Simões H and Grupo de Estudos de Tumores Neuroendócrinos (GE-TNE) da SPEDM. 2º Congresso luso-Brasileiro de Oncologia. Lisboa, Maio 2015-12-10.

O GE-TNE realizou ainda em 2015 as seguintes atividades:

  1. Organização de 1 reunião interna do Grupo a 6 de maio, no Porto.
  2. Participação da Dra. Ana Paula Santos, na reunião do ENETS European Neuroendocrine Tumor Registry (RENETS) meeting, aquando da 12th Annual ENETS Conference no dia 11 de março, em Barcelona, Espanha.
  3. Patrocínio Científico do evento “Comédia por uma causa séria”, no Dia Mundial do Cancro, a 1 de novembro em Lisboa, organizado pela Pfizer Oncology em parceria com várias entidades, entre as quais o GE-TNE. Os donativos reverteram a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
  4. Patrocínio Científico do Simpósio Nacional da SPO dedicado aos Jovens na Oncologia que decorreu em Monte Real, 20-21 de novembro.
  5. Patrocínio Científico da reunião de Consensus no Tratamento de Doentes com Tumores Neuroendócrinos, organizado pela Novartis Oncology na qual participaram a Dra. Ana Paula Santos (coordenadora, em colaboração com o Prof. Dr. Luís Costa, oncologista, CHLN; o Prof. Dr. José Manuel Lopes, anatomopatologista, CHSJ/IPATIMUP e a Dra. Anabela Barros, internista, CHUC) e na qual compareceram as Dras. Ana Cristina Sanches (cirurgia oncológica, IPO-Porto), Inês Lucena Sampaio (Medicina Nuclear, IPO-Porto) e Cristina Sarmento (oncologia, CHSJ) como membros do GE-TNE. Esta reunião decorreu em Monte Real, a 21 de novembro, estando o documento de consenso em fase de elaboração.
  6. Preparação do 4º NETwork de TNE a realizar no início do próximo ano em Coimbra com o objetivo de sensibilizar a MGF para o diagnóstico precoce destes tumores.

Download em PDF

2014

  1. Durante o ano de 2014 e, de acordo com os objetivos definidos no início do ano, o GE-TNE privilegiou a concretização do Estudo Transversal de Caracterização das Neoplasias Neuroendócrinas em Portugal (Estudo TNE-ETC), com o patrocínio científico da IPSEN Portugal e o apoio empresa de consultadoria científica Keypoint. Este projeto iniciado em 2010, chegou finalmente ao termo, tendo sido incluídos na base de dados, depois de excluídos os casos não elegíveis, 293 doentes distribuídos por 15 hospitais do norte, centro e sul do país. Os resultados preliminares deste estudo foram apresentados pela Dra. Ana Paula Santos no 10º Congresso Nacional de Cancro Digestivo, em 16 de Outubro de 2014, numa sessão presidida pelo Prof. Dr. José Manuel Lopes. Está prevista a apresentação oficial dos resultados no Congresso de Endocrinologia 2015 no dia 24 de Janeiro 2015, no Funchal, durante o Joint Meeting SPEDM/SEEN.
  2. Organização de 2 reuniões internas do Grupo a 22 de fevereiro nos CHUC, Coimbra e 27 de setembro no HBA, Loures.
  3. Nomeação da Dra. Mariana Martinho como elemento interlocutor do GE-TNE na página da SPEDM.
  4. Participação da Dra. Ana Paula Santos na reunião do ENETS European Neuroendocrine Tumor Registry (RENETS) meeting, aquando da reunião anual da ENETS (European neuroendocrine Tumors Society), no dia 5 de março, decorreu em Barcelona, Espanha.
  5. Participação no evento “Comédia por uma causa séria”, no Dia Mundial do Cancro, a 1 de Novembro em Lisboa, organizado pela Pfizer Oncology em parceria com várias entidades, entre as quais o GE-TNE,representado pela Prof. Dra. Maria João Bugalho. Os donativos reverteram a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
  6. No Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos, a 10 de Novembro de 2014 o GE-TNE em parceria com a Novartis Oncology associou-se a esta comemoração, através da sua divulgação em órgãos de comunicação social e internet, nomeadamente as redes sociais mais utilizadas como o Facebook e Twitter. A representante do Grupo em 2014 foi a Dra. Isabel Claro, que participou numa entrevista dada à TVI.
  7. O GE-TNE foi convidado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) para organizar uma sessão científica durante o 13º Congresso Nacional de Oncologia, a 15 de novembro 2014 e que consistiu numa apresentação medicina translacional no âmbito deste tema, bem como na discussão de dois casos clínicos, paradigmáticos desta patologia.
  8. O GE-TNE envidou esforços para estabelecer uma parceria com a associação de doentes “EuropaColon Portugal”, que recentemente alargou o seu âmbito aos TNE, no sentido de uma colaboração bidirecional com o objetivo de envolver os doentes com tumores neuroendócrinos no seguimento e tratamento da sua patologia, esperando-se a sua concretização ainda durante o ano de 2015.

Download em PDF

2013

1. Durante o ano de 2013 e, de acordo com os objetivos definidos no início do ano, o GE-TNE privilegiou a concretização do Estudo Transversal de Caracterização das Neoplasias Neuroendócrinas em Portugal, patrocinado pela IPSEN Portugal com o apoio da empresa de consultadoria científica Keypoint. A Coordenação e os elementos do GE-TNE, nomeadamente os investigadores principais (IPs) dos 15 hospitais onde o estudo está a decorrer (2 ainda em fase de aprovação), acordaram as variáveis a incluir na base de dados já disponível on-line (Abril). Deu-se início à obtenção dos consentimentos informados (a partir de Janeiro) e à inclusão de dados na base de dados (a partir de Setembro). No sentido de envidar esforços para que o projeto arrancasse no terreno, a Coordenação do GE-TNE reuniu com os IPs a 6 de Abril em Monte Real com o patrocínio da IPSEN Portugal. Foram entretanto obtidos 172 consentimentos informados, estando registados na base dados relativos a 16 doentes provenientes de 7 hospitais.

2. Colaboração com a Comissão Organizadora do XIV Congresso Português de Endocrinologia, na realização de um Simpósio conjunto com a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), uma sessão de discussão de casos clínicos de Tumores Neuroendócrinos – painel de peritos, que teve lugar a 26 de Janeiro, no Porto e na qual participaram vários elementos das diversas especialidades representadas no GE-TNE (Drs. Ana Paula Santos, Maria João Bugalho, José Manuel Lopes, Cristina Sanches, Isabel Claro, Isabel Fernandes, Maria José Sousa e Ana Paula Moreira) bem como o presidente da SPO (Dr. Joaquim Abreu) e a Presidente da Assembleia Geral do Grupo de Investigação de Cancro Digestivo (GICD), Dra. Anabela Sá. Contou ainda com o Prof. Dermot O`Toole (Dublin), como palestrante estrangeiro. Esta sessão foi patrocinada pela IPSEN Portugal.

3. Aquando da ENETS (European neuroendocrine Tumors Society) Conference, no dia 6 de março, decorreu em Barcelona, Espanha uma reunião do ENETS European Neuroendocrine Tumor Registry na qual participaram a Dra. Ana Paula Santos e o Prof. Dr. José Manuel Lopes.

4. No dia 18 de Outubro realizou-se no Porto, Hotel da Música, o 3º NETwork de TNE, pela 1ª vez com formato de simpósio e inscrições abertas a participantes não-membros do grupo de estudos. O programa incluiu, para além de sessões científicas dirigidas a clínicos com interesse na área (TNE bronco-pulmonares, novas terapêuticas), uma mesa redonda visando o quotidiano do doente com TNE (participação de nutricionista, psicólogo, enfermagem). Terminou com um debate aberto ao público em geral com a participação de 3 doentes e 4 clínicos, animado por um jornalista em formato “Prós e Contras”. Teve como comissão organizadora os Drs. Ana Paula Marques (ULS Matosinhos), Cláudia Amaral (CHP), Gustavo Rocha (CHVNGaia/Espinho), Mariana Martinho (H. Tâmega e Sousa), Raquel Martins (IPO-Porto) e Ana Paula Santos (IPO-Porto). Foi patrocinado pela IPSEN Portugal, Novartis Oncology, Pfizer Oncology, AAA-Advanced Accelerator Applications, Sirtex e Roche.

5. Como habitualmente no Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos, a 10 de Novembro de 2013 o GE-TNE em parceria com a Novartis Oncology associou-se a esta comemoração, através da sua divulgação em órgãos de comunicação social e internet, nomeadamente as redes sociais mais utilizadas como o Facebook e Twitter.

Download do Programa 3º Network de Tumores Endócrinos 18 de Outubro 2013

2012

1. Distribuição de separatas da Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo com as Recomendações Clínicas do GE-TNE.

2.Participação nos Encontros da Primavera.
•Oncologia 2012.
Sessão de Investigação Clínica.
Como construir uma plataforma nacional de investigação? (Ana Paula Santos).

3. Actividades Formativas:
I.Cuidados Primários de Saúde: Quando suspeitar de um TNE? USF Freamunde (Mariana Martinho); ULS Matosinhos (Ana Paula Marques) e USF Espinho (Gustavo Rocha e Cláudia Amaral). Maio e Junho de 2012.

II.2º NETwork – a realizar do IPO de Lisboa em 10 de Novembro de 2012. Organização: António Moreira, Isabel Claro, Isabel Fernandes, Ana Luísa Catarino.

4.Estudos epidemiológicos:
Estudo Transversal sobre Neoplasias Neuroendócrinas em Portugal – em fase de implementação em 13 hospitais.
ENETS European Neuroendocrine Tumor Registry – participação de dois elementos do GE-TNE (Ana Paula Santos e JM Lopes).

5. Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos, 10 de Novembro de 2012.

SPEDM – Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo
Grupo de Estudo dos Tumores Neuroendócrinos
Rua Fernando Vicente Mendes, N.º 1B, 1º Dto
1600-892 Lisboa
Portugal

TEL: (+351) 217 210 548
FAX: (+351) 217 210 566
www.spedm.org
E-mail: geral@spedm.pt