Congresso Português de Endocrinologia 2022

PROGRAMA

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

Caros Sócios da SPEDM,

Caros Colegas e Amigos,

 Em nome da Direcção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e da Comissão Organizadora vimos convidá-lo(a) a participar no Congresso Português de Endocrinologia/73ª Reunião Anual da SPEDM que terá lugar de 3 a 6 de Fevereiro de 2022 no Centro de Congressos do Algarve em Vilamoura.

Este Congresso surge num período particular da vida do país e das sociedades médicas e com ele vamos retomar as reuniões presenciais promovidas pela SPEDM, suspensas no ano passado pela pandemia COVID-19.

Independentemente dos constrangimentos provocados pela pandemia, a endocrinologia portuguesa apresenta grande vitalidade afirmando-se cada vez mais na área clínica e científica no meio médico nacional e internacional.

Com este Congresso procuramos contribuir para a formação contínua de todos aqueles que se interessam pela área das doenças endócrinas e também contribuir para a promoção e divulgação da investigação que no nosso país é realizada nesta área do conhecimento médico.

 A diversidade dos temas e a abrangência da sua abordagem procuram ir ao encontro dos interesses dos grupos de estudo da Sociedade e das equipas dos serviços e institutos que trabalham na área das doenças endócrinas, incorporando muitas das sugestões recebidas.

A construção do Programa tem ainda a preocupação de ir ao encontro dos mais jovens, internos e investigadores, felizmente cada vez mais numerosos na comunidade endocrinológica.

A destacar os cursos pré-congresso que procuram incorporar áreas consideradas deficitárias na formação do endocrinologista e que este ano voltam a incluir um curso dirigido a Enfermeiros de Endocrinologia, parceiros imprescindíveis da nossa prática clínica.

 As parcerias com Sociedades amigas e próximas, nacionais e estrangeiras, continuam a constituir uma preocupação da SPEDM e a existência numerosa de sessões conjuntas no Congresso é sinal do fortalecimento de tais relações.

 O Congresso de Endocrinologia/73ª Reunião Anual da SPEDM terá ainda o importante papel (que este ano será de extraordinária e particular relevância) de promover as relações humanas e os contactos entre sócios e equipas, aspeto que entendemos essencial no progresso da Endocrinologia nacional. À componente Científica procuraremos associar momentos de descontração onde possamos cultivar laços de amizade e camaradagem tão importantes nas nossas profissões.

Esperamos que o programa e o local escolhido para o Congresso a todos proporcione uma reunião útil e agradável.

 Um abraço amigo e até breve em Vilamoura!