Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina

APRESENTAÇÃO

A patologia endócrina é detentora de várias particularidades que a individualizam, nomeadamente a sede anatómica em diferentes áreas do organismo, a migração embriológica de glândulas como as paratiróides, a produção de hormonas com fisiopatologia e clínica complexas, o difícil diagnóstico de malignidade em neoplasias como as da paratiróide, da medula da suprarrenal ou do mais recentemente descrito NIFT-P e ainda a extrema variabilidade do prognóstico de neoplasias, desde a “benignidade” do microcarcinoma papilar até à agressividade do carcinoma indiferenciado da tiróide.

O cirurgião endócrino deve, assim, ter um perfeito conhecimento da anatomia, da embriologia e da fisiopatologia, para lhe ser possível efectuar uma abordagem cirúrgica eficaz e segura. Deve, igualmente, possuir uma técnica cirúrgica que lhe permita estar à vontade no manuseio de estruturas delicadas, como as vasculares e nervosas, de modo a evitar ou corrigir qualquer tipo de lesão. A progressiva melhoria dos resultados obtidos no tratamento cirúrgico da patologia endócrina depende igualmente da sua capacidade de interpretação dos quadros clínicos, laboratoriais e imagiológicos e de uma perfeita articulação com outras especialidades médicas como a endocrinologia, a anatomia patológica e a medicina nuclear.

O grupo de estudos da Cirurgia Endócrina (GECE) pretende continuar a contribuir para esta articulação, promovendo ou colaborando em acções formativas e em estudos com interesse comum. À semelhança da abordagem médica da patologia endócrina que deve ser multidisciplinar, também estas acções o devem ser, de forma a haver integração de iniciativas, como têm sido um excelente exemplo as reuniões conjuntas do GET e do GECE. Assim, pretendemos manter a reunião de outono associada ao GET e organizar uma na primavera dedicada às outras patologias. Estamos disponíveis para colaborar em estudos nacionais e nas várias reuniões que a SPEDM e os outros grupos estudo assim o pretendam.

João Capela

Coordenador do Grupo de Estudos de Cirurgia Endócrina da SPEDM

Coordenador

João Capela Costa

Secretários

Antónia Póvoa
Henrique Candeias


Membros

João Capela
Antónia Póvoa
Carlos Serra
Henrique Candeias
Isabel Nascimento
José Mário Coutinho
José Rocha
Matos Lima
Miguel Allen
Nuno Pinheiro
Rosário Eusébio
Sofia Cuco
Virgínia Soares
Vitor Rocha
Luís Sá Vinhas
Pedro Sá Couto
Tiago Pimenta
Vítor Devezas
Cristina Fernandes

Reunião de outono 2021 do Grupo de Estudos da Tiróide em conjunto com Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina
Mais informações

Reunião de outono 2020 do Grupo de Estudos da Tiróide em conjunto com Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina
Mais informações

2021 | Relatório de Atividades do Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina
Mais informações

2020 | Relatório de Atividades do Grupo de Estudo da Cirurgia Endócrina
Mais informações