Grupo de estudo

Disfunções Endócrinas no Cancro

O GEDEC nasceu, formalmente, em fevereiro de 2019, tendo como principal objetivo o estudo das múltiplas sequelas endócrinas associadas à doença oncológica e aos seus tratamentos. 

Nas últimas décadas, o número de sobreviventes oncológicos tem aumentado significativamente, como resultado do diagnóstico precoce de cancro, das novas metodologias de investigação clínica e consequente eficácia dos tratamentos, e do envelhecimento da população. Este grupo de doentes enfrenta diversas sequelas da sua doença, bem como das terapêuticas utilizadas, representando as endocrinopatias uma importante fração destas consequências. Nestas incluem-se as síndromes de produção hormonal inapropriada, os efeitos da quimioterapia e da radioterapia, as endocrinopatias imunomediadas resultantes dos inibidores do checkpoint imunitário, entre outras. O reconhecimento da especificidade das endocrinopatias secundárias e a reabilitação endócrina como área emergente da especialidade, adquirem, assim, primordial importância na garantia da qualidade de vida dos sobreviventes de cancro. Os cuidados de saúde prestados devem refletir uma mudança de paradigma: já não se trata apenas de “quanto tempo” vivem mas de “quão bem” podem viver quando devidamente acompanhados. 

O GEDEC inclui elementos que têm especial interesse nesta área, dedicando-se quer às disfunções apresentadas na infância, quer na idade adulta,  pretendendo, através dos seus membros e da informação que difunde, melhorar os cuidados prestados. Tem privilegiado uma estreita relação com a ACREDITAR (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), nomeadamente através da realização de sessões de esclarecimento, e espera no futuro desenvolver novos projetos neste âmbito.

Direção
Joana Oliveira
Coordenadora
Maria Joana Santos
Secretária
Sara Donato
Secretária
Relatórios de Atividades
Criar Novo Relatório
Constituição do grupo
Listagem da coordenação e de todos os elementos
Discriminação de entradas (ou saídas) de novos elementos
Reuniões
projetos desenvolvidos
projetos futuros