Grupo de estudo

Hipófise

O Grupo de Estudo da Hipófise da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo é um grupo científico que tem como objetivo aprofundar e difundir conhecimento sobre as doenças hipotálamo-hipófisárias. A sua criação ocorreu em 1998, com o Grupo de Estudo de Tumores da Hipófise e em 2014, por alargamento do seu âmbito científico a toda a patologia hipotálamo-hipofisária passou então a designar-se de Grupo de Estudo da Hipófise. 

O Grupo tem um caráter multidisciplinar reunindo diferentes profissionais de saúde, de diversos hospitais, com interesse comum no estudo e tratamento das diferentes patologias desta área. (e.g., endocrinologistas, neurocirurgiões, neurorradiologistas, neuropatologistas, radioterapeutas, biólogos, etc.). 

As áreas de interesse do Grupo compreendem os tumores clinicamente funcionantes da hipófise (i.e., somatotrofos, corticotrofos, lactotrofos e tireotrofos), os tumores clinicamente não funcionantes, outras lesões selares ou para-selares (e.g. craniofaringeomas, meningiomas, hipófisites, etc), e as insuficiências hipotálamo-hipofisárias (e.g., diabetes insípida, insuficiências ante-hipofisárias). 

Fruto do empenho dos seus elementos, e sempre com o apoio incondicional da SPEDM, são organizadas duas reuniões científicas anuais, com vista á discussão de temas nesta área. A primeira parte destas reuniões é exclusiva a membros do Grupo, onde são promovidos projetos de investigação multicêntricos nacionais e fomentada a colaboração em estudos internacionais. A segunda parte é aberta a todos os colegas, de diferentes especialidades, que demostrem interesse em participar. Aqui são apresentados diversos casos clínicos, debatidos de forma muito didática, sendo um momento de partilha e de interajuda, que muito valorizamos. São ainda abordados temas teóricos que, acreditando na importância da multidisciplinaridade deste grupo de estudos, tentamos abranger temas relacionados não só com a endocrinologia, mas também com a neurocirurgia, neurorradiologia, neuropatologia, medicina nuclear, entre outras. 

Consideramos que a discussão entre pares, com interesse numa mesma área científica, em grupos pequenos e com intervenções menos formais, é um complemento fundamental para o progresso e atualização científica dos seus elementos. É com muito gosto que verificamos o número crescente de recém especialistas, com interesse na área da patologia hipotálamo-hipofisária, considerando que estas reuniões são também marcos importantes para a formação dos internos de formação específica de diferentes especialidades. 

 

Direção
Dra. Cláudia Amaral
Coordenador
Dr. Josué Pereira
Secretário
Dr. Luís Cardoso
Secretário
Admissão aos Grupos de Estudo
Deseja fazer parte de um grupo de Estudo?

Preencha o formulário de admissão.

Formulário de Adesão
Grupos de Estudo
É necessário conta para preencher o formulário de adesão.