Grupo de estudo

Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas

A osteoporose é a doença óssea metabólica do osso mais frequente, silenciosa até à(s) fractura(s) osteoporótica(s) ou de fragilidade, que são um grave problema de saúde pública mundial. Em 2019, na Europa, ocorreram 4,3 milhões de novas fracturas, o que corresponde a 8 fracturas por minuto e em Portugal 194 fracturas por dia.

A osteoporose secundária é causada por doenças ou medicamentos, diferindo da perda óssea da pós-menopausa ou do envelhecimento. As causas possíveis que podem condicionar a perda de massa óssea são muito variadas: endócrinas, digestivas, reumáticas, genéticas, hematológicas, pós-transplante, medicações crónicas e ainda um grupo muito vasto de patologias diversas.

A patogénese da perda óssea induzida por hormonas envolve vários componentes do ciclo de remodelação óssea e, em muitos casos, não está totalmente elucidada. As disfunções endócrinas são a causa mais frequente da osteoporose secundária, tanto  em homens como em mulheres. As doenças endócrinas (por exemplo, diabetes mellitus, hiperparatiroidismo e hipertiroidismo, défice da vitamina D, hipogonadismos) e os fármacos (corticosteróides, inibidores da aromatase, análogos da GnRH) são muito comuns e devem ser consideradas no contexto da perda óssea acelerada e do aumento do risco de fractura osteoporótica.

A identificação de uma causa subjacente e a correcção da hipo- ou da hiperfunção de uma glândula endócrina pode muitas vezes levar a um aumento da densidade mineral óssea e reduzir o risco de fractura por fragilidade.

Como a osteoporose é habitualmente assintomática até à ocorrência da fractura, cabe aos endocrinologistas detectar os factores de risco, os eventuais sintomas e/ou sinais associados à perda óssea, em casos inicialmente rotulados como osteoporose primária, contribuindo assim para o seu diagnóstico e tratamento atempado.

Direção
Ana Paula Barbosa
Coordenadora
Ana Pires Gonçalves
Secretária
Joana Lima Ferreira
Secretária
Agenda

Agenda das atividades do Grupo de Estudo Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas

Admissão aos Grupos de Estudo
Deseja fazer parte de um grupo de Estudo?

Preencha o formulário de admissão.

Formulário de Adesão
Grupos de Estudo
É necessário conta para preencher o formulário de adesão.