Os relatórios de atividades dos Grupos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) são documentos de acesso restrito aos sócios da SPEDM onde estão documentadas todas as atividades e projetos implementados anualmente por cada Grupo de Estudo.
Tumores da supra-renal
O Grupo de Estudos dos Tumores das Glândulas Supra-renais (GET-SR), foi criado pela SPEDM em 2009 e dedica-se ao estudo da patologia destas glândulas endócrinas, com especial enfoque nas lesões tumorais deste órgão.
Mensagem da Coordenadora
Ao cabo de 10 anos de existência, é tempo de refletir acerca do papel do GET-SR no panorama médico nacional.
Em 2009, um pequeno grupo de Médicos Endocrinologistas, especialmente interessados nas patologias com origem naquelas glândulas piramidais que se encontram acima dos rins, na sua face póstero-medial, as supra-renais, reuniram-se com o objetivo de pensar e fazer pensar acerca delas. Assim, iniciou-se um percurso que anualmente tem dado frutos e que tem envolvido um número crescente de Médicos, cada vez mais jovens e de várias áreas da Medicina. Criaram-se casuísticas nacionais, desenharam-se estudos prospetivos e multicêntricos, escreveram-se textos de apoio e esclarecimento para os doentes, estabeleceram-se pontes com a comunidade médica e científica europeia e publicaram-se vários estudos. Com eles, neste momento, somos mais conhecedores da realidade nacional, das limitações que temos no estudo das patologias da supra-renal e estamos a desenvolver esforços para colmatar ou minimizar essas dificuldades.
Neste momento, o GET-SR organiza uma reunião anual, aberta a todos os sócios da SPEDM, com discussão de casos clínicos e palestras de Médicos e Investigadores convidados, de maneira a acompanhar o que de mais inovador existe na investigação da patologia tumoral da supra-renal.
A coordenação atual do GET-SR agradece o apoio a todos os membros e aos colegas que têm contribuído para levar a bom porto os seus diversos projetos, muitas vezes ambiciosos, às coordenações anteriores e à direção da SPEDM, pelo incentivo constante e por permitir ao grupo um papel ativo e visível no panorama da Endocrinologia.
Entendo que estamos no caminho certo. Mas não podemos caminhar sozinhos… Assim, daremos sempre as boas vindas a novos membros, a pessoas dinâmicas que queiram ajudar a colocar marcos na investigação da patologia da supra-renal.
Preencha o formulário de admissão.