Grupo de estudo

Tumores Neuroendócrinos

Os tumores neuroendócrinos são neoplasias com origem nas células neuroendócrinas, que existem em múltiplos locais do nosso organismo. Como acontece em todos os tumores, surgem porque uma das células normais sofreu alterações que lhe permitiram escapar aos mecanismos de controlo do organismo, começando a dividir-se de forma desregulada, originando um tumor (ou neoplasia). Este poderá ser capaz de se implantar em outros locais do organismo, originando aquilo a que chamamos de metástases. 

Estes tumores localizam-se mais frequentemente no tubo digestivo (por exemplo, estômago ou as diferentes partes do intestino), seguido do pulmão e do pâncreas, mas podem surgir também noutros órgãos, mais raramente. 

Como todos os tumores, o seu crescimento ou das suas metástases pode originar queixas (nomeadamente, dor), que dependem do local onde se encontram. Alguns sintomas específicos destas neoplasias relacionam-se com a produção de hormonas nos tumores que têm esta capacidade (a que chamamos de funcionantes), por exemplo, diarreia, rubor facial ou azia. 

Vários tratamentos estão disponíveis, como cirurgia, terapêutica farmacológica, quimioterapia, tratamentos de medicina nuclear, técnicas ablativas por radiologia de intervenção ou radioterapia. 

Devido à relativa raridade e complexidade clínica destes tumores, bem como a uma abordagem dispersa por várias especialidades, sentiu-se a necessidade de criar um Grupo de Estudos dos Tumores Neuroendócrinos. Trata-se de um grupo multidisciplinar que engloba membros de várias especialidades que se interessam, dedicam e querem melhorar a abordagem e tratamento desta patologia. Nos diversos hospitais, os grupos multidisciplinares incluem especialidades como Endocrinologia, Oncologia, Medicina Nuclear, Cirurgia, Imagiologia, Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Pneumologia, Gastroenterologia, Radiooncologia, Genética e Biologia Molecular. Realizam-se duas reuniões anuais, na Primavera e Outono. A reunião destina-se aos elementos do grupo e a outros especialistas interessados ou convidados. 

 

Direção
Raquel Martins
Coordenadora
Cláudia Amaral
Secretária
Inês Lucena Sampaio
Secretária
Tiago Silva
Secretário
Admissão aos Grupos de Estudo
Deseja fazer parte de um grupo de Estudo?

Preencha o formulário de admissão.

Formulário de Adesão
Grupos de Estudo
É necessário conta para preencher o formulário de adesão.