da esquerda para a direita:
Joana Couto, Andreia Martins, Raquel Martins, Fernando Rodrigues, Jacinta Santos, Ana Rita Elvas e Teresa Martins
Nome do Serviço: Serviço de Endocrinologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.
Ano de fundação: 1980
Diretor de Serviço: Fernando Rodrigues
Número de especialistas: 5
Número de internos: 2
Outros profissionais de saúde: Enfermeira e secretárias
Principais áreas de diferenciação: Diagnóstico, tratamento e seguimento de patologia oncológica endócrina, em particular da tiróide, tumores neuroendócrinos, tumores da suprarrenal, síndromes hereditárias, patologia das paratiróides e distúrbios endócrinos relacionados com os tratamentos oncológicos (nomeadamente, diabetes mellitus). Cuidados centrados no doente, organizados em Grupos Multidisciplinares por Patologia (GMP), com consultas de Decisão Terapêutica especializadas. Coordenação do GMP de Endocrinologia, do GMP de Tumores Neuroendócrinos e integração do GMP de Onco-sexologia. Realização de ecografia e citologia ecoguiada no Serviço, por vários elementos do mesmo. Colaboração na formação de internos de várias especialidades (Endocrinologia, Patologia Clínica, Medicina Geral e Familiar). Realização de investigação relacionada com as áreas de diferenciação.
Principais desafios no dia-a-dia: Prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade, eficiência e segurança do doente, de acordo com as melhores práticas clínicas, em simultâneo com a realização de atividades inovadoras e com carácter diferenciador, apesar do quadro médico insuficiente, e das limitações no número de gabinetes disponíveis.
Breve resumo do ano anterior: O ano de 2020 e o início de 2021 foram marcados pelos grandes constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19 que condicionaram todas as vertentes da atividade do Serviço. Destacou-se a transição digital implementada, nomeadamente para a realização das consultas multidisciplinares de Decisão Terapêutica e o início da realização de consultas de telemedicina por videochamada utilizando a plataforma RSE Live. O Serviço contribuiu ainda, em colaboração com o Serviço de Medicina Nuclear, para a implementação da terapêutica com análogos da somatostatina radiomarcados (PRRT).
Projetos para o futuro: Criação da Consulta de sobreviventes de doenças oncológicas. Iniciar a realização de biópsia por agulha grossa e escleroterapia de quistos tiroideus com etanol. Participação em novos projetos de Investigação. Organizar o 2º Simpósio de Oncologia Endócrina.