Newsletter da SPEDM

Endocrinologia pelo País #2

Endocrinologia pelo País
Ed.
Outubro 2021

Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbrada esquerda para a direita:
Margarida Ferreira, Silvestre Abreu, Pedro Gouveia, Maritza Sá, Mariana Ornelas (ausente: Eduarda Resende)

 

Nome do Serviço: Serviço de Endocrinologia do SESARAM, EPERAM (Região Autónoma da Madeira)

Ano de fundação: 1999 (Unidade de Endocrinologia desde 1973)

Diretor de Serviço: Silvestre Abreu

Número de especialistas: 5

Número de internos: 1

Outros profissionais de saúde: 5 enfermeiros na Consulta Externa exclusivos do Serviço, 1 Nutricionista, 1 Podologista, 1 Psicólogo em tempo parcial, Secretária.

Principais áreas de diferenciação:
• Consulta Externa: Consulta de Endocrinologia Geral, Endocrinologia e Gravidez; Endocrinologia Pediátrica e Bombas Infusoras de Insulina.
• Internamento com 6 camas.
• Reuniões Multidisciplinares: Consulta de Decisão Terapêutica com a Cirurgia, Oncologia, Medicina Nuclear e outras Especialidades quando necessário.
• Formação: Formação de Internos Endocrinologia e colaboração da formação de outras especialidades, e alunos de Medicina nacionais e internacionais ao abrigo do Programa Erasmus.
• Investigação nas áreas de diferenciação.
• Responsabilidade do Programa de Prevenção e Controlo da Diabetes Mellitus na Região.
Principais desafios no dia-a-dia: Resposta atempada à lista de espera, sobretudo às situações urgentes e chamadas telefónicas de todos os colegas das diferentes Unidades de Saúde da Região. O maior constrangimento são as condições físicas da Consulta em vias de reestruturação.

Breve resumo do ano anterior: A Pandemia de COVID-19 condicionou a realização das Consultas presenciais de Março até Maio de 2020. Durante este período, as Consultas de primeira vez foram adiadas; as consultas de seguimento foram realizadas por telefone. Em Junho 2020 o Serviço voltou ao modo presencial para todas consultas: primeiras e seguimento. Em 2020, o Serviço fez 9.061 consultas (com 996 de primeira vez) e 1124 teleconsultas durante o período de confinamento. No âmbito da Prevenção foram atendidas 821 chamadas.

Projetos para o futuro: Reforçar a qualidade dos cuidados a prestar aos doentes que recorrem ao Serviço, implementar novas técnicas e participação em novos projectos de investigação. Continuar a liderar o Programa de Prevenção e Controlo de Diabetes na Região, no qual se insere o Rastreio Sistemático da Retinopatia Diabética e implementar na Região a iodação do sal alimentar.