Newsletter da SPEDM

Endocrinologia pelo País #3

Endocrinologia pelo País
Ed.
Janeiro 2022

Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbrada frente para trás e da esquerda para a direita:
1ª fila – Luísa Barros; Leonor Gomes; Isabel Paiva; Cristina Ribeiro; Luísa Ruas
2ª fila – Ana Sofia Lopes; Mara Ventura; Miguel Melo; Patrícia Oliveira; Carla Baptista; Sandra Paiva
3ª fila – Luís Miguel Cardoso; Inês Vieira; Barbara Araújo; Cátia Araújo; Dírcea Rodrigues; Carolina Moreno; Joana Saraiva
4ª fila – Mafalda Ferreira; Ana Luís Carreira; Diana Catarino; Mariana Lavrador; Lúcia Fadiga

 

Nome do Serviço: Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Ano de fundação: 1974

Diretora do Serviço: Isabel Paiva

Número de especialistas: 13

Internos-Especialistas: 2

Número de Internos: 12

Outros profissionais de saúde: 25 enfermeiros, 6 assistentes técnicas, 11 assistentes operacionais

Principais áreas de diferenciação:
Diabetes, nomeadamente a Diabetes Tipo 1 (primeiro centro público de PSCI, tendo atualmente 320 doentes em seguimento) e Diabetes e Gravidez; Patologia Tiroideia (oncologia da tiróide; diferenciação em ecografia e punção aspirativa ecoguiada); Patologia Tumoral Hipofisária; Patologia Tumoral Suprarrenal; Obesidade (integração em Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade); Incongruência de género (primeiro centro de referência nacional) e patologias do comportamento alimentar.

Principais desafios no dia-a-dia: Dar resposta atempada aos pedidos de 1ªs consultas, manter a acessibilidade aos doentes em seguimento e conjugar a atividade clínica com a investigação e a docência.

Breve resumo do ano anterior: 2021 caracterizou-se por um início de alto stresse e esforço de realização, motivados pela 3ª vaga COVID: quatro dos nossos Especialistas e duas Internas foram alocados a Enfermarias COVID durante 15 dias cada, de janeiro a março. Em 2021, o Serviço distribuiu a sua atividade pelas diferentes áreas: Internamento com 13 camas (395 doentes internados); Hospital de Dia (2026 sessões), Consulta Externa (19826 consultas, sendo 4200 primeiras), Residência e Prevenção diariamente das 9h-21h. Durante todo o ano, mantendo estreita vigilância das normas da DGS, fomos retomando a atividade clínica normal, com recuperação das consultas presenciais (de cerca de 73% do total em 2020, passaram a 86% em 2021), dos internamentos programados, das ecografias e punções aspirativas da tiroide, e das sessões de Hospital de Dia (dados referidos acima). As Internas retomaram o plano normal de estágios e de atividades clínicas e curriculares, bem como a produção científica. Foram realizadas as 25ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra e uma edição da Escola de Diabetes de Coimbra (formato virtual).

Projetos para o futuro: Expandir as áreas de especial diferenciação, desenvolver a investigação clínica e translacional e participar nos Centros de Referência Europeus - ERN - em patologia tumoral tiroideia, hipofisária e suprarrenal.