da esquerda para a direita:
1ª fila: Maria Lopes Pereira, Olinda Marques, Marta Alves;
2ª fila: Patrícia Brito (IFE), Vera Fernandes, Maria Joana Santos;
3ª fila: Adriana Lages, Diana Duarte, Ana Margarida Monteiro, Sara Lopes;
4ª fila: Catarina Machado, Rita Ribeiro (IFE), Juliana Marques Sá (IFE), Cidália Abreu (enfermeira), Joana Maciel;
5ª fila: Conceição Mateus (enfermeira).
Ausentes: Catarina Matos, Valentim Lopes (IFE), Constantina Charrua (enfermeira), Margarida Silva (enfermeira), Aléxia Oliveira (enfermeira)
Nome do Serviço: Serviço de Endocrinologia do Hospital de Braga (HB)
Ano de fundação: 1996 (1982 - integração do 1º endocrinologista (Dr Altino Frias))
Diretor de Serviço: Olinda Marques
Número de especialistas: 12
Número de internos: 4
Outros profissionais de saúde: 5 enfermeiras, 2 podologistas; apoio da Unidade de Nutrição e Alimentação
Principais áreas de diferenciação: Assistencial: todas as áreas da Endocrinologia com forte componente multidisciplinar (Cirurgia endócrina/metabólica, Neurocirurgia, Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia/C Vascular/MFR); 2010 - Centro de Referência da DGS para dispositivos Perfusão Subcutânea Contínua Insulina e Tratamento Cirúrgico Obesidade. Ensino pré e pós-graduado: colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho; idoneidade total para formação de IFE de Endocrinologia (desde 2015); realiza anualmente as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga e a Reunião Monotemática. Investigação: estudos observacionais de iniciativa do serviço e ensaios clínicos multicêntricos no 2CA-Braga.
Principais desafios no dia-a-dia: resposta à lista de espera mantendo a diferenciação e qualidade assistenciais a uma população de 1 200 000 habitantes de todo o Minho (em valências inexistentes na ULSAM) e 705 camas; desenvolvimento de outras atividades, nomeadamente a investigação aproveitando o apoio e condições de um dos principais CCA nacionais.
Breve resumo do ano anterior: ano difícil no retorno à atividade plena pós pandemia pela elevada procura pelos nossos cuidados e ausências médicas prolongadas (necessidade de recurso a prestação de serviços); início da criação das Consultas de Tumores Neuroendócrinos (com Oncologia e ORL) e de apoio aos doentes Transgénero (com Psiquiatria); realização da 1ª Reunião Monotemática; primeira CO apresentada no ATTD; participação nos júris de provimento de AHG Sénior dos CH Tâmega e Sousa e CHULN.
Projetos para o futuro: manter a equipa motivada aproveitando e desafiando o seu talento; consolidar as consultas multidisciplinares recentes e iniciar a Transição em Endocrinologia Pediátrica; iniciar a Consultadoria nos CSP (Projeto da ULSBraga), aumentar o número de IFE.