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Espaço do Interno - Ana Elisa Lopes

Espaço do Interno
Ed.
Julho 2021

Nome: Ana Elisa Lopes

Hospital: Centro Hospitalar Universitário do Porto

Ano de Internato atual: 5º ano

Estágio: Endocrinologia Pediátrica

Ano de internato quando realizou o estágio: 4º ano

Local do Estágio: Departamento de Endocrinologia, Diabetes e Doenças Metabólicas do Hospital Pediátrico do Centro Clínico Universitário de Ljubljana, Eslovénia

Duração: 3 meses

Orientador do Estágio: Professora Doutora Nataša Bratina

 

A decisão de realizar o estágio de Endocrinologia Pediátrica no Departamento de Endocrinologia, Diabetes e Doenças Metabólicas do Hospital Pediátrico do Centro Clínico Universitário de Ljubljana, dirigido pelo Professor Doutor Tadej Battelino, resultou da sua reconhecida importância na assistência da diabetes mellitus tipo 1, mas também da Endocrinologia Pediátrica em geral.

O Departamento é o único centro de referência para a diabetes e patologia endócrina e metabólica em idade pediátrica na Eslovénia. Na área da diabetologia em particular, é Centro de Referência do projeto SWEET, é um dos membros fundadores da ISPAD, integra o projeto INNODIA e está envolvido em inúmeros ensaios clínicos com agentes farmacológicos e sistemas de administração de insulina e de monitorização da glicose. No âmbito do estágio vocacionado para a diabetologia, observar o acesso generalizado às tecnologias na diabetes tipo 1 foi, sem dúvida, um dos aspetos mais marcantes.

Tive a oportunidade de contactar com um sistema automatizado de administração de insulina de primeira geração, à data em utilização por um número já muito significativo de 43 crianças e jovens. Este contacto, através da participação em sessões dirigidas ao ensino da sua utilização e em consultas médicas individuais, permitiu-me conhecer o sistema e as suas especificidades, observar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos utilizadores e apreender aspetos da experiência assistencial dos profissionais de saúde. No centenário da descoberta da insulina, é entusiasmante refletir sobre a aprendizagem que este estágio me proporcionou no percurso até ao pâncreas artificial.

Foi efetivamente uma experiência profissional, mas também pessoal, muito enriquecedora. A barreira linguística, inicialmente desafiante, foi atenuada pelo apoio não só dos profissionais, mas também das crianças e jovens e respetivas famílias.

E é com um sincero agradecimento ao Departamento que termino, pela forma como fui recebida e integrada em todas as atividades. A todos... hvala lepa!