Nome: Ana Luís Carreira
Hospital: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Ano de Internato atual: 4º ano
Estágio: Biologia Molecular
Ano de internato quando realizou o estágio: 4º ano
Local do Estágio: Instituto William Harvey, Londres
Duração: 4 meses
Orientador do Estágio: Professora Marta Korbonits
De abril a julho de 2023, realizei um estágio de Biologia Molecular no Instituto William Harvey, em Londres, sob a orientação da Professora Marta Korbonits.
Este estágio foi motivado pelo meu interesse em investigação translacional e em patologia hipofisária. Durante esses quatro meses, tive o prazer de integrar uma equipa de médicos e cientistas dedicada ao estudo da hipófise e de acompanhar a minha orientadora na consulta externa e em reuniões no Hospital de St. Bartholomew. No instituto, expandi os meus conhecimentos sobre genética em geral e, em particular, sobre a genética dos tumores hipofisários. Participei em múltiplas reuniões de discussão científica e em alguns projetos de investigação, em que aprendi e apliquei várias técnicas laboratoriais.
No hospital, observei maioritariamente consultas de tumores hipofisários e de síndromes de neoplasias endócrinas múltiplas, mas também várias outras patologias de endocrinologia geral. Assisti semanalmente a reuniões multidisciplinares de Radiologia e a reuniões do serviço de Endocrinologia, onde eram discutidos casos clínicos interessantes e a sua orientação. Assim, apesar do foco principal do meu estágio ser laboratorial, acabei por ter vários momentos de aprendizagem clínica, num centro de referência com elevado volume de patologias endócrinas raras, o que foi também uma mais-valia para a minha formação.
No instituto, fui surpreendida pela simpatia dos meus colegas e pela amabilidade e preocupação da Professora Marta Korbonits, que desde o início se mostrou interessada em tornar este estágio o mais proveitoso possível para a minha formação e para os meus interesses pessoais. Recomendo vivamente este estágio para quem tenha interesse em aprender mais sobre investigação básica e de translação no âmbito da genética de tumores endócrinos. No entanto, aconselho um período mínimo de 6 meses para quem queira levar a cabo um projeto de investigação.