Newsletter da SPEDM

Espaço do Interno - Inês Cosme

Espaço do Interno
Ed.
Abril 2024

Nome: Inês Cosme

Hospital: ULS Santa Maria

Ano de Internato atual: 5ºano

Ano de internato quando realizou o estágio: 5º ano

Local do Estágio: Erasmus Medical Center - Roterdão

Duração: 2 meses

Durante os meses de setembro e outubro de 2023, estive em estágio no Departamento de Endocrinologia do Erasmus Medical Center, em Roterdão. Este estágio foi opcional e enquadrou-se no tempo de Endocrinologia Geral do meu Internato.

Escolhi estagiar neste local pois é um centro de referência internacional, sobretudo na patologia hipofisária, da suprarrenal e nos tumores neuroendócrinos. Como mais-valias deste estágio, destaco a possibilidade de assistir a um elevado número de consultas de diversas áreas da Endocrinologia, a oportunidade de participar nas várias reuniões multidisciplinares de discussão de casos clínicos e de preparação das consultas, a disponibilidade, a organização e o espírito de discussão clínica constantes de toda a Equipa.

Todas as reuniões multidisciplinares são realizadas em Inglês e em muitas consultas os doentes também falam Inglês.

Durante o meu estágio, fui bem recebida e integrada, e tentei acompanhar todas as atividades do Serviço, sem me restringir, apenas, às consultas da patologia mais rara (como a hipofisária e os tumores neuroendócrinos). Este estágio foi uma experiência memorável e enriquecedora, sendo uma oportunidade única de aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos.

O meu balanço final é extremamente positivo, como tal recomendo este Departamento a todos os colegas que pensem em realizar um estágio no estrangeiro.