Newsletter da SPEDM

Espaço do Interno - Miguel Saraiva

Espaço do Interno
Ed.
Julho 2022

O meu nome é Miguel Saraiva e sou interno do quarto ano de formação específica em Endocrinologia e Nutrição no Centro Hospitalar Universitário do Porto. Pela dimensão humana e pela simbiose ciência-sociedade a que se associa, a Medicina Transgénero sempre foi uma área do meu maior interesse e uma das principais razões pelas quais decidi começar esta jornada de me tornar endocrinologista.

Dentro da dinâmica do meu centro hospitalar, estive envolvido na criação da Unidade de Sexologia e Género, uma unidade multidisciplinar sobretudo dedicada à saúde trans nas suas várias vertentes. A existência desta unidade e a sua atividade atual são fruto de muito trabalho e representam o triunfo da persistência sobre os múltiplos “nãos”/dificuldades que surgiram ao longo do caminho.

Fora da dinâmica do meu centro hospitalar, trabalho no Centro Gis, uma estrutura que serve o propósito de oferecer vários serviços especializados a pessoas LGBTQIA+ e familiares. Um dos serviços que este centro oferece é o acompanhamento endocrinológico de pessoas transgénero durante o processo de transição, pelo qual estou responsável. Sou, ainda, membro da Associação Anémona, uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção da saúde trans no Sistema Nacional de Saúde e a educação de profissionais de saúde em questões trans e LGBTQIA+. Nesta associação, integro o Departamento Científico e sou coordenador do Grupo de Especialistas, estando responsável, sobretudo, por organizar atividades formativas e responder a pedidos de esclarecimento de dúvidas de pessoas trans, familiares e profissionais de saúde que as acompanham.

Em setembro e outubro deste ano irei fazer um estágio em Medicina Transgénero no Centro Hospitalar Universitário de Gante, centro de referência europeu nesta matéria. Estou convicto que será uma excelente experiência de aprendizagem!

Aguardo, ansiosamente, o que o futuro nos reserva nesta área. Venha o progresso!