Newsletter da SPEDM

Estágio no Centro de Diabetes do Hospital Universitário de Galway

Espaço do Interno
Ed.
Abril 2026

Estágio no Centro de Diabetes do Hospital Universitário de Galway 

Nos meses de setembro e outubro de 2025 tive a oportunidade de realizar um estágio no Hospital Universitário de Galway, na costa oeste da Irlanda. Trata-se de um hospital terciário que serve uma vasta área geográfica daquele país. Durante estes meses, além das atividades no estágio com foco em Diabetologia, tive oportunidade de conhecer a Irlanda, um país feito de paisagens deslumbrantes, de pessoas acolhedoras, de música e pubs em cada esquina, onde cada dia é uma surpresa devido a um clima imprevisível e temperamental.

O serviço, com uma forte componente formativa, realiza duas reuniões de serviço semanais dedicadas à apresentação de temas e discussão de casos, tal como diversas reuniões multidisciplinares. Tem também uma significativa atividade internacional, acolhendo regularmente médicos em programas de fellowship e especialização.

Durante o estágio fui amavelmente acolhida por toda equipa e foi-me dada oportunidade de participar nas várias atividades do serviço. Destaco uma forte componente de avaliação de doentes sob Sistemas de Perfusão Contínua de Insulina. O serviço tem várias consultas específicas organizadas, como a Consulta de Diabetes e Gravidez ou de Diabetes em “Young Adults”, e consultas multidisciplinares – por exemplo, uma consulta realizada com nefrologistas e endocrinologistas em simultâneo para avaliação de doentes complexos com diabetes e doença renal. Contactei ainda com a abordagem estruturada e multidisciplinar ao doente com Pé Diabético, tanto em ambulatório como em contexto hospitalar, e com um projeto de “Diabetes na Comunidade” - cujo objetivo é a descentralização de cuidados para os Cuidados de Saúde Primários.

Considero que este estágio internacional foi extremamente enriquecedor, permitindo-me não só adquirir conhecimento, mas também contactar com um modelo organizacional diferente, em que a articulação multidisciplinar e preocupação com a formação são centrais. Experiências como esta contribuem para uma reflexão crítica sobre a nossa realidade, criando oportunidades de melhoria da nossa prática clínica.

 


Quadro que pintei durante o meu estágio em Galway