Caros colegas, é com muito gosto que vos damos as boas-vindas ao 1º número da newsletter Endocrinologista!Nestes tempos de distanciamento físico, queremos ser um espaço de encontro, fortalecer o sentimento de pertença à nossa Especialidade e Sociedade e dar a conhecer quem são, onde estão e o que fazem os endocrinologistas portugueses.
A newsletter terá uma periodicidade trimestral e terá várias secções.
Para primeiro “Tema de Capa” decidimos assinalar o 100º aniversário da insulina, hormona fundamental para todos os endocrinologistas e que tem evoluído muitíssimo nos últimos anos. Quisemos olhar não só para o seu passado mas, acima de tudo, para o que o futuro nos poderá trazer. Para isso, convidámos 2 jovens endocrinologistas que muito têm trabalhado com doentes com diabetes tipo 1, os que mais necessitam e têm usufruído dos avanços científicos nesta área. Quisemos também saber como a ciência portuguesa tem contribuído para o avanço da insulinoterapia, com investigadores do i3S.
A secção “Sugestões de Leitura” pretende reconhecer o trabalho científico da endocrinologia portuguesa, mostrando algumas das suas, felizmente, já muitas, publicações científicas. A escolha é feita por membros da equipa editorial, com base em motores de pesquisa internacionais. Daremos, também, destaque, a 1 artigo publicado na Revista da SPEDM.
A “Endocrinologia e eu” será uma secção dedicada a reflexões por endocrinologistas séniores; a secção “Perfil” tem por objetivo dar a conhecer carreiras e percursos profissionais diferentes e de sucesso e o “Canto do Interno” pretende mostrar estágios ou experiências diferenciadoras dos nossos internos e inspirar os colegas mais novos.
A “Endocrinologia pelo País” é uma rubrica que nos permitirá conhecer melhor o trabalho dos serviços de Endocrinologia, cada vez mais numerosos e mais dispersos pelo país.
Queremos também testar os nossos conhecimentos endócrinos com uma “EndoQuizz” e uma “Pergunta ao especialista” e aumentar a nossa cultura geral no “EndocrinArte”.
Gostaria de agradecer a toda a equipa editorial, pela disponibilidade imediata para se juntarem a este projeto e dar nota de que o Editor Interno, será um cargo de rotação anual, para o qual qualquer interno de Endocrinologia se poderá candidatar.
Um agradecimento especial também a todos os colegas que aceitaram o nosso convite para este primeiro número e, em tão pouco tempo, tornaram possível o arranque deste projeto.
Estamos disponíveis para publicar eventuais Cartas ao Editor, assim como para receber as vossas sugestões e comentários em newsletter@spedm.pt. Contamos convosco! Boas leituras e boas férias!