Caros colegas,
Nesta 9ª edição da nossa Newsletter “Endocrinologista”, decidimos lançar um novo olhar sobre o Osso, enquanto órgão endócrino e de interesse para os Endocrinologistas. O conhecimento sobre o tecido ósseo como órgão metabólico tem crescido nas últimas décadas, com a descoberta de várias hormonas produzidas no osso.
Por outro lado, a osteoporose, cujo crescimento associado ao envelhecimento da população a torna uma das epidemias da sociedade moderna, nem sempre tem, por parte dos endocrinologistas, a atenção que lhe podemos dar. Trata-se de uma doença de abordagem multidisciplinar, onde a Endocrinologia poderá contribuir de forma decisiva para o diagnóstico e tratamento mais precoces, quer no âmbito de muitas das endocrinopatias com que lidamos diariamente (principais causas de osteoporose secundária), quer na osteporose pós-menopáusica ou associada ao envelhecimento.
Por fim, as alterações do metabolismo fosfocálcio são cada vez mais prevalentes, numa era de diagnóstico bioquímico pré-clínico, colocando desafios aos endocrinologistas no diagnóstico, valorização e decisão do momento de intervenção nestes distúrbios. Por todos estes motivos, os Endocrinologistas podem ter, na patologia óssea metabólica, um campo de interesse e expansão da sua atuação. Nas restantes secções da Newsletter, continuamos a mostrar o contributo dos sócios da SPEDM para a valorização da nossa especialidade, seja na publicação científica de qualidade, em projetos de voluntariado além-fronteiras ou na criação e afirmação de Serviços de Endocrinologia em hospitais de todo o país.
Desejamos a todos uma boa leitura e umas ótimas férias!