Newsletter da SPEDM

Mensagem da Equipa Editorial - Paula Soares

Mensagem da Equipa Editorial
Ed.
Abril 2022

Tireoide

De olhos postos no futuro

Visto em perspetiva de quem, não sendo endocrinologista, tem tido o gosto de trabalhar sempre em estreita colaboração com endocrinologistas, e correndo o risco de uma perspetiva um pouco enviesada, a tireoide é a glândula que faz brilhar o olhar de muitos endocrinologistas.

Uma glândula cujos segredos começaram a ser desvendados há milhares de anos, e que continua ainda hoje a surpreender-nos e a trazer-nos novidades e perspetivas para o futuro.

Os escritos mais antigos, fixam-se não na glândula, mas sim na sua patologia, com relatos de bócio e da observação do efeito de produtos marinhos (conchas, algas) no seu tratamento, desde a farmacopeia chinesa, passando por referências gregas ou árabes da antiguidade.

Tireoide
Muitos foram os ilustres que se cruzaram com esta glândula, mesmo antes de ela ser entendida como tal, mas a tireoide tem a honra de a sua primeira representação como um órgão anatómico ser atribuída ao homem da Renascença Leonardo da Vinci. Esse feito é-lhe devido, mesmo que a interpretação da sua função na altura fosse diversa daquilo que entendemos hoje “Essas glândulas são feitas para preencher o intervalo onde os músculos estão faltando e manter a traquéia longe dos ossos do pescoço como se fossem uma almofada.” Leonardo da Vinci.

Só no século XVII a glândula ganha o nome tireoide, por analogia com a forma de um antigo escudo grego, segundo alguns. Mas é no Sec. XIX e XX que começamos a compreender na sua amplitude a função da tireoide, as suas patologias e a sua relação com o iodo. Em 1909 Theodor Kocher recebe o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina pelo seu trabalho na fisiologia, patologia e cirurgia da glândula tireoide.

Apesar da sua longa história, continua a ser uma glândula alvo de intensa investigação em múltiplas vertentes. Neste número do Endocrinologista trazemos algumas visões de novas perspetivas na investigação, na patologia e no tratamento, mesmo que, ás vezes, isso nos leve a um regresso ao passado.