Newsletter da SPEDM

Mensagem da Equipa Editorial | Maria Joana Santos

Mensagem da Equipa Editorial
Ed.
Abril 2024

Caros colegas,

Quando, em fevereiro de 2021, a atual equipa editorial recebeu o convite da Direção da SPEDM para o lançamento deste novo projeto, fomos ambiciosos nos objetivos a que nos propusemos: a criação de uma newsletter trimestral, com 14 secções, que aproximasse os sócios da SPEDM e que lhes desse a conhecer um pouco mais de quem somos e onde estamos.

Três anos depois, chegamos à 12ª edição da newsletter Endocrinologista com o sentimento de missão cumprida. Nestas 12 edições, tentámos diversificar o tema de capa, mote para as restantes secções da newsletter. Escolhemos 5 temas diretamente relacionados com áreas da Endocrinologia, 4 temas relacionados com a história e o futuro da nossa especialidade e 3 temas sobre áreas de futuro e com interesse também para a endocrinologia. Pudemos contar com a participação de 113 endocrinologistas, representando 28 Serviços de Endocrinologia portugueses e ainda com o importante contributo de 13 investigadores e médicos não endocrinologistas, mas que se destacaram na área escolhida para tema de capa e que muito nos enriqueceram com o seu conhecimento.

Estamos orgulhosos da recetividade que a newsletter teve junto dos sócios da SPEDM, não só pelos comentários que nos foram fazendo chegar, mas também pela significativa e constante abertura e leitura da newsletter, comprovada por dados concretos e reais.

Em tempo de balanco, quero agradecer à anterior Direção da SPEDM, nas pessoas do Dr. João Jácome de Castro e da Dra. Mafalda Marcelino, o desafio que me lançaram e a confiança que depositaram em mim.

Quero também agradecer, de uma forma muito especial, a todos os elementos da equipa editorial que, desde o primeiro momento, aceitaram o convite para esta missão e que tornaram esta jornada um prazer. À Dra. Mafalda Marcelino, Dra. Raquel Carvalho e Dr. Luís Miguel Cardoso, representantes da anterior direção da SPEDM, por todo o apoio e participação ativa constantes. À Professora Isabel do Carmo, por partilhar connosco todo o seu saber de muitos anos vividos. À Professora Paula Soares, por nos trazer sempre conhecimento sobre investigação inovadora nas áreas que quisemos explorar. À Professora Paula Freitas, enquanto editora-chefe da Revista da SPEDM, pela sua participação ativa na escolha dos temas e nos muitos contactos com tantos dos nossos colgas. À Professora Raquel Martins, por todo o seu contributo na escolha dos temas e pessoas a convidar. A estas 3 editoras, também pela sua pesquisa e escolha dos artigos para as sugestões de leitura. Ao Dr. Jorge Dores, pela incansável elaboração do EndoQuizz, que muitos nos ensinou e divertiu. À Dra. Juliana Sá e Dra. Helena Ferreira, representantes dos internos de especialidade, responsáveis pelos convites para o espaço do interno, pelo calendário de eventos e pela pergunta ao especialista.

Por fim, muito obrigada a todos os colegas que sempre aceitaram os nossos convites, por vezes com pouco tempo de resposta, por todo o seu contributo para a existência da newsletter. Sem os endocrinologistas, este projeto não existiria.

Termino dizendo que aceitei o convite da atual direção da SPEDM para continuar este projeto por mais 3 anos. É um convite que muito me honrou, mas que me traz uma responsabilidade acrescida. Para este novo desafio, contaremos com uma equipa editorial renovada e com algumas mudanças na estrutura da newsletter, já na próxima edição de julho. Queremos continuar a inovar e dar a conhecer quem são e o que fazem os Endocrinologistas portugueses.

Até breve!