Newsletter da SPEDM

Mensagem da Presidente #12

Mensagem do Presidente
Ed.
Abril 2024

Caros Sócios, Caros Amigos, 

Esta é a 12ª newsletter, mas é a primeira mensagem da Presidente que assino como Presidente da nossa Sociedade.  E antes de mais quero começar por agradecer a todos os elementos da anterior equipa editorial e dizer que foi um prazer integrar essa equipa. Desejo à nova equipa editorial os maiores sucessos e contamos com Todos os Endocrinologistas para nos lerem e partilharem conhecimento e experiências.

Neste número, o “Tema de Capa” é a “Patologia hipofisária: desafios atuais e futuros”. A hipófise é o grande maestro e a patologia hipofisária é sempre muito desafiante e apesar dos avanços científicos ainda temos muito para descobrir acerca da biologia, patogénese, diagnóstico e tratamento. Neste tema podem ler sobre Reflexões e contexto histórico; aspetos atuais da prática clínica: Neuroendocrinologia e sobre Desafios na Investigação dos Tumores Hipofisários. Sugiro também as “Sugestões de leitura”, para ficarem a conhecer algum do trabalho realizado pelos endocrinologistas portugueses. A secção “A endocrinologia e Eeu”, neste número é “A endocrinologia e Nós”  e é escrito pela Dra. Ana Agapito e pelo Dr. Fernando Fonseca, que partilham connosco o caminho comum, na mesma instituição, 40 anos de atividade no SNS e como companheiros de Vida. Na seção “Endocrinologia pelo País”, este número é dedicado ao Serviço de Endocrinologia da ULS de Gaia e Espinho, dirigido pela Dra. Maria João Oliveira que tem feito um trabalho notável e nos aponta como principal desafio atual a constituição da nova ULS Gaia-Espinho. Não percam o espaço “Perfil” escrito pela Dra. Isabel Torres, que termina com um excelente conselho para os jovens. Vejam ainda o “Espaço do Interno”, em que a Dra. Inês Cosme nos escreve sobre o seu estágio em Roterdão. Não percam a “Pergunta ao especialista” dirigida à Dra. Teresa Martins sobre inibidores do checkpoint imunológico e o “Endoquizz” onde sempre aprendemos com o Dr. Jorge Dores. Na secção “Endocrinarte”, a Dra. Mariana Martinho escreveu sobre fotografia – “Acromegalia: ultrapassando o quadro (clínico)”. 

Termino reforçando que têm neste número excelentes motivos para ler esta newsletter e lembrando que esta direção aceitou o desafio de servir a sociedade e vos servir.

Cordiais Cumprimentos,

 

Paula Freitas