Queridos sócios, queridos amigos,
Cá estou eu de novo convosco por ocasião de mais um número da nossa newsletter.
Desta vez temos como tema de capa a inteligência artificial (IA), na medicina e na endocrinologia em particular. Um tema desafiante e que certamente merece a nossa atenção. A nossa atenção para melhor o conhecermos; a nossa atenção para que da IA possamos retirar benefícios nas nossas atividades clínicas, no ensino e na investigação; a nossa atenção para que saibamos conjugar inovação tecnológica com emoções e afectos; a nossa atenção no sentido de procurarmos conhecer a importância do enquadramento da IA no quadro das leis e no quadro dos valores éticos que devemos respeitar; a nossa atenção para que da IA possamos retirar contributos para melhor servir os nossos doentes.
Recomendo vivamente a leitura dos textos do João Fonseca, da Bruna Gomes, do Bernardo Pereira, assim como recomendo desde já que assistam à conferência que terá lugar no Congresso Português de Endocrinologia sobre este tema.
Nesta newsletter encontrarão, como habitualmente, excelentes sugestões de leitura.
Nas secções “ A endocrinologia e eu” e “Perfil” poderão encontrar histórias de vida e da endocrinologia que são inspiradoras e nos dão a conhecer aspetos importantes daquilo que é, e tem sido, esta especialidade no nosso país.
A “Endocrinologia pelo País” leva-nos desta vez até Aveiro para nos dar a conhecer um serviço dinâmico que a nossa colega, e minha querida amiga, Joana Guimarães tão bem tem sabido promover e engrandecer com inegável benefício para os doentes e para a comunidade endocrinológica nacional.
Não deixem de conhecer, no espaço do interno, a experiência internacional da nossa jovem colega Ana Luís Carreira, que de forma entusiasmada e entusiasmante nos descreve a sua passagem por St. Barts e pelo William Harvard Institute, em Londres.
O “Endo quizz” e “Perguntas ao Especialista” são outras secções importantes (e interessantes) para refrescarmos os nossos conhecimentos.
E porque a medicina não é só ciência nem técnica e tecnologia desafio-vos a passar os olhos pela “EndocrinArte”.
Queridos Colegas e Amigos, termino lembrando-vos os prazos para inscrição e para submissão de resumos no próximo Congresso de Endocrinologia, que terá lugar em Vilamoura de 1 a 4 de Fevereiro de 2024:
- Data Limite para Inscrição (com alojamento garantido para sócios)- 27 Outubro
- Data Limite para submissão de resumos-22 Novembro
Um abraço amigo, boas leituras e até breve!