Newsletter da SPEDM

Mensagem do Presidente #11

Mensagem do Presidente
Ed.
Janeiro 2024

Queridos Sócios, Queridos Amigos,

Mais uma newsletter, mais uma mensagem do Presidente. A 11ª nestes 3 anos de mandato…a última que vos dirijo como Presidente da nossa Sociedade.

É hábito nestas mensagens destacar o tema de capa (neste número a nutrição) assim como destacar algumas das interessantes secções da nossa newsletter. Desta vez vou aproveitar para me despedir de todos vós uma vez que, em breve, a minha equipa e eu terminaremos o nosso mandato na Direcção da SPEDM.

Passando ao tema de capa, é desde logo importante destacar a nutrição como uma área muito importante e por vezes pouco valorizada da nossa especialidade. Uma área em que a SPEDM, em conjunto com o Colégio de Endocrinologia da Ordem dos Médicos, tem procurado contribuir para melhorar a formação em nutrição no contexto da especialização em endocrinologia. Disto é exemplo mais recente o Curso Pré-congresso que irá ter lugar no próximo Congresso Português de Endocrinologia, organizado em parceria com a Sociedad Española de Endocrinologia Y Nutricion (SEEN). Nesta newsletter os nossos Colegas, Paula Freitas, Clotilde Limbert, Sofia Oliveira e José Silva Nunes abordam este tema, sublinhando a sua importância e dando a conhecer uma perspectiva histórica e os passos que têm sido dados nos últimos anos no sentido de assegurar um papel relevante da endocrinologia nesta área contribuindo para uma adequada formação dos novos especialistas.

Sugiro como habitualmente que “passem os olhos” pelas sugestões de leitura, para ficarem a  conhecer algumas das atividades das nossas equipas.

As secções “ A endocrinologia e eu”, “Perfil” e “Espaço do Interno”, que sempre leio com gosto e atenção, levam-nos a conhecer diferentes fases da carreira, experiências e perspetivas sobre a vida dos endocrinologistas portugueses. São, creio,  interessantes fontes de reflexão sobre as nossas vidas, passadas e futuras.

A propósito da secção “Endocrinologia pelo País”, neste número dedicado ao Serviço de Endocrinologia do Hospital Garcia de Orta, destaco a exposição que este ano terá lugar no Congresso Português de Endocrinologia “Endocrinologia pelo País” para a qual estão desde já todos convidados com Inauguração no dia 1 de Fevereiro às 19h45 logo após as sessões da tarde.

Não percam, claro, as perguntas ao especialista e a “endoquizz” onde sempre aprendemos qualquer coisa de novo.

E numa época, em que tanto valorizamos novas tecnologias nunca é demais valorizar o elemento humano da medicina pelo que recomendo vivamente a secção “Endocrinarte”, desta vez a cargo da nossa endocrinologista bailarina Joana Guimarães.

Finalmente e em jeito de despedida dizer-vos que foi um prazer servir a nossa Sociedade nos últimos 3 anos. Que bom termos (a minha fantástica equipa e eu) conseguido concretizar tantos dos nossos projetos de que esta Newsletter é exemplo. Que bom termos contado sempre com esta tão dedicada equipa editorial: muito obrigada Joana, a ti e à tua equipa. Que bom termos contado convosco, queridos sócios, com as vossas contribuições, com a vossa amizade, e  claro, com a vossa leitura.

Um abraço amigo do vosso Presidente,

João Jácome de Castro