Caros Sócios da SPEDM
Queridos Colegas e Amigos,
Este novo número da nossa newsletter traz-nos em destaque um tema da maior relevância: a formação em endocrinologia.
Um tema que interessa a todos; aos que tratam, aos que investigam, aos que ensinam e, não menos, àqueles que são tratados.
Mais uma vez procurámos auscultar diferentes perspetivas: a academia, os hospitais, a Ordem, os formadores, os formandos…
Não sendo meu hábito alongar-me sobre o tema da capa da nossa newsletter, permitam-me que destaque 5 linhas mestras que creio devem estar presentes no pensamento de todos nós:
- a importância crucial que uma boa formação tem para o futuro de todos nós e dos nossos doentes;
- a importância de procurarmos e lutarmos por bons modelos de formação;
- a importância de criarmos mecanismos de supervisão que assegurem a qualidade de formação;
- a importância do reconhecimento daqueles que participam na formação dos mais novos;
- a importância de reconhecer o tempo consagrado à formação como fator determinante no sucesso de qualquer modelo formativo.
Nesta newsletter encontram como habitualmente alguns dos interessantes artigos publicados pelos nossos colegas na literatura internacional e também sugestões de leitura na Revista Portuguesa de Endocrinologia.
Não consigo, contudo, deixar de recomendar as restantes secções, onde nos são dadas a conhecer as carreiras dos nossos colegas e os perfis dos serviços de endocrinologia dos hospitais portugueses.
E também, dizer-vos o quão agradável é aprender com as perguntas ao especialista e no “Endoquizz”.
Em suma, considero-me um privilegiado por ser um dos primeiros a ler a nossa newsletter.
Muito obrigado a todos quanto fazem a endocrinologia portuguesa melhor em cada dia que passa. Muito obrigado a todos quantos fazem a nossa newsletter mais apreciada em cada número que passa.
Um grande abraço e até breve …em Vilamoura!