Queridos sócios, queridos amigos,
Mais uma vez convosco na nossa newsletter de Abril de 2023- a 8ª consecutiva e sem atrasos desde que lançámos esta nova forma de comunicar entre os sócios.
E sabem o que começo por vos dizer? Que se tivesse que escolher a melhor newsletter não era capaz. Porquê? Porque todas elas são excelentes, ricas, apelativas e inovadoras. Mantendo uma linha editorial comum, trazem-nos sempre novidades. E ensinamentos, e cultivam-nos e são leves e agradáveis. Por isso mesmo hoje começo por sublinhar aquilo com que habitualmente termino os editoriais. Dando os parabéns a todos. Aos que planeiam, aos que escrevem, aos que supervisionam, aos que nos dão conteúdos enriquecedores e claro, àqueles que nos lêem. Muito obrigado!
O tema da capa é desafiante e sublinha bem o mundo extraordinário das hormonas e a sua interligação com os fascinantes fenómenos do nosso dia-a-dia. As já conhecidas e as ainda algo misteriosas relações entre o meio interior e o exterior, entre o ambiente, o sistema nervoso e o sistema endócrino. Tudo isto motivo para uma reflexão interessantíssima.
Os contributos, nesta newsletter, de cientistas e clínicos são exemplo daquilo que a SPEDM pretende cada vez mais ser: um fórum de debate e de progresso científico na área da endocrinologia e do metabolismo.
Aproveito para destacar algumas das iniciativas em que a direcção se tem empenhado: a adjudicação da nossa Revista à Karger, a criação da nova plataforma para os sócios e a criação de um serviço de medical writting, que aguarda as vossas candidaturas.
Não deixem de passar os olhos pelas magníficas sugestões de leitura daquilo que os nossos sócios têm publicado.
As histórias dos mais antigos, sempre interessantes e inspiradoras, os relatórios das experiências de “internacionalização” dos mais novos, os diferentes perfis das carreiras de alguns de nós, são motivo de leituras inspiradoras. E neste número não resisto a destacar (desculpem o viés) a carreira de um endocrinologista militar.
Ainda para conhecer, o perfil de mais um serviço hospitalar, recente e dinâmico, protagonizado por uma excelente equipa, e liderado por uma das nossas muito dedicadas e dinâmicas sócias, a minha querida amiga Cristina Valadas.
Não percam ainda as perguntas ao especialista e o endoquizz, nesta edição relacionadas com o tema de capa.
Finalmente, a arte! Fundamental complemento para a nossa formação como médicos e pessoas.
Aos mais novos sugiro não perderem a secção de Bolsas e o Calendário das próximas reuniões. Quem sabe encontram uma boa oportunidade.
A terminar, obrigado a todos pela vossa participação no Congresso de Vilamoura, que constituíu, creio eu, um fantástico momento de atualização e de confraternização, dentro dos valores e das tradições da nossa Sociedade!