Newsletter da SPEDM

Mensagem do Presidente #9

Mensagem do Presidente
Ed.
Julho 2023

Queridos sócios, queridos amigos, 

  

Mais uma newsletter, mais um pretexto para nos encontrarmos, mais um tema para nos debruçarmos.

Desta vez o osso: um orgão endócrino e um importante campo de intervenção da endocrinologia.

A Osteoporose, importante problema de saúde pública, está cada vez mais na ordem do dia. Quer pelo envelhecimento da população que acarreta um significativo aumento da sua prevalência, quer pelas perspectivas que se abrem no seu manejo, diagnóstico e terapêutica.

Esta é claramente uma área multidisciplinar e por isso contamos nesta newsletter com a participação do distinto reumatologista Carlos Vaz , atual Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM). A multidisciplinaridade, a colaboração entre especialidades, entre centros, entre investigadores e clínicos é um dos aspetos que a Direcção da SPEDM pretende estimular.

Ainda relacionado com o osso não percam a secção “ EndocrinArte” onde o nosso colega Luis Oliveira Lopes partilha connosco algumas interessantes criações artísticas relacionadas com a História de Portugal nos últimos séculos.

Para além do tema de capa chamo a vossa atenção para a notícia relativa ao nosso site e, em especial, à área de sócios onde poderão, entre outras coisas, pagar diretamente as quotas.

Sugiro, como sempre, que dêem atenção às sugestões de leitura onde encontrarão excelentes artigos que os nossos associados publicaram recentemente.

As secções “ A Endocrinologia e eu”, “Perfil” e “O espaço do interno” são sempre uma oportunidade para conhecer experiências de vida e um bom pretexto para recolher ideias inspiradoras.

Neste número temos ainda a oportunidade de conhecer melhor o serviço de endocrinologia do Hospital de Braga, um serviço que tem vindo a assumir um protagonismo crescente no meio endocrinológico nacional. Aqui ficam os parabéns à nossa querida colega Olinda Marques e a toda a sua equipa.

A não perder as perguntas ao especialista e o endoquizz, neste número dedicadas ao osso. Uma boa oportunidade para revermos os nossos conhecimentos na matéria.

Finalmente, vale a pena passar os olhos pela secção de Bolsas e Congressos.

Ao terminar, lembro-vos o próximo Congresso de Endocrinologia, que terá lugar em Vilamoura de 1 a 4 de Fevereiro de 2024. Comecem a preparar os trabalhos para envio pois o sucesso do congresso depende de todos nós.

Um abraço amigo e Boas Férias!