Newsletter da SPEDM

Sugestões de Leitura #11

Sugestões de Leitura
Ed.
Janeiro 2024

Artigos EM REVISTAS INTERNACIONAIS 

Proteomics Reveals mRNA Regulation and the Action of Annexins in Thyroid Cancer. 

Coelho M, Capela J, Anjo SI, Pacheco J, Fernandes MS, Amendoeira I, Jones JG, Raposo L, Manadas B. 

Int J Mol Sci. 2023 Sep 26;24(19):14542. doi: 10.3390/ijms241914542. 

No presente estudo foram comparadas, através de análise proteómica, amostras de tecido tiroideu de nódulos histologicamente benignos (adenoma ou doença nodular folicular) e malignos (carcinomas diferenciados da tiroide). Foram identificadas e quantificadas 2.423 proteínas, das quais 1.629 apresentavam diferenças significativas de expressão entre os 2 grupos. Destaca-se o aumento da expressão de Anexina A1, uma proteína de ligação de fosfolípidos cálcio-dependente, nas amostras malignas. Esta proteína, com importantes ações sobre vários componentes da membrana celular e na sinalização intracelular, mostrou ter uma elevada capacidade discriminativa (AUC de 0,993) entre lesões benignas e malignas, tornando-a assim um potencial biomarcador de malignidade.

Luis Raposo, EPIUnit do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)


One nodule-one punction-one slide: Optimizing thyroid fine-needle aspiration for a digital workflow. 

Maia A, Carvalho B, Vale J, Curado M, Ryan C, Polónia A, Eloy C. 

Cytopathology. 2023 Nov 20. doi: 10.1111/cyt.13338. Online ahead of print.                                                                                              

A elevada disponibilidade da US-CAAF origina uma necessidade de otimização do procedimento e, numa era digital amplamente integrada na prática clínica, as limitações inerentes à digitalização de lâminas de CAAF tiroideia devem ser abordadas. Este estudo teve por objetivo comparar a adequação de amostras de CAAF em duas séries com uma ou duas lâminas disponíveis para análise citológica e seu impacto na categorização de diagnóstico, tempo até diagnóstico final, tempo de digitalização e tamanho dos arquivos digitais produzidos. Foram avaliados 713 procedimentos. O grupo de uma lâmina não revelou maior prevalência de categorias não diagnósticas ou de significado indeterminado. A estratégia de “uma punção - uma lâmina” reduziu o tempo até diagnóstico em 1,2 dias, além de diminuir o tamanho dos arquivos digitais, sem comprometer a precisão diagnóstica.

Ariana Maia, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Porto


Maternal Urinary Iodine Concentration during Pregnancy and Its Impact on Child Growth and Neurodevelopment: An 11-Year Follow-Up Study. 

Lopes CA, Duarte M, Prazeres S, Carvalho I, Vilarinho L, Martinez-de-Oliveira J, Limbert E, Lemos MC. 

Nutrients. 2023 Oct 20;15(20):4447. doi: 10.3390/nu15204447. 

Este estudo, realizado na Beira Interior, analisou a associação entre as iodúrias durante a gravidez e o desenvolvimento das crianças aos 11 anos de idade. Foi encontrada uma correlação entre as iodúrias maternas e a estatura e o QI das crianças. No entanto, o ajuste para variáveis confundentes mostrou que esta não é uma relação causal, mas sim o efeito da educação materna. Os resultados mostraram que a educação materna, mas não a iodúria, é um preditor independente do desenvolvimento das crianças e que as variáveis socioeconómicas têm de ser consideradas quando se estudam os efeitos da deficiência de iodo na gravidez.

Manuel Lemos, Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã.

 

Edward Limbert, Instituto Português de Oncologia de Lisboa.


Mitochondrial uncoupling proteins regulate the metabolic function of human Sertoli cells. 

Carrageta DF, Freire-Brito L, Guerra-Carvalho B, Bernardino RL, Monteiro BS, Barros A, Oliveira PF, Monteiro MP, Alves MG

Reproduction. 2023 Nov 1:REP-23-0229. doi: 10.1530/REP-23-0229. Online ahead of print. 

As células de Sertoli, para além da ação endócrina, são responsáveis pelo suporte da espermatogénese. No testículo, o papel das proteínas desacopladoras mitocondriais (UCPs), que são canais membranares associados ao controlo da atividade mitocondrial e stress oxidativo, é ainda desconhecido. Neste estudo foi identificada a expressão de seis homólogos das UCPs (UCP1-6) nas células de Sertoli humanas (hSCs). A inibição das UCPs nas hSCs diminuiu o potencial membranar mitocondrial e o consumo de oxigénio, o que poderá comprometer a espermatogénese. Assim, as UCPs são reguladoras da atividade mitocondrial das hSCs, tendo um papel crucial na fertilidade masculina.

Mariana Monteiro, Pedro Oliveira, Marco Alves, David Carrageta, UMIB/ICBAS - Universidade do Porto; DQ e DCM - Universidade de Aveiro


Trust-based health decision-making recruits the neural interoceptive saliency network which relates to temporal trajectories of Hemoglobin A1C in Diabetes Type 1. 

Jorge H, Duarte IC, Melo M, Relvas AP, Castelo-Branco M. 

Brain Imaging Behav. 2023 Nov 14. doi: 10.1007/s11682-023-00816-z. Online ahead of print. 

Este trabalho explora as bases neuronais do processo de decisão em saúde nas pessoas com diabetes tipo 1. A abordagem utlizada faz um paralelismo entre o processo de decisão financeira e o processo de decisão em saúde, uma vez que ambos partilham vários aspetos: requerem a integração de informação complexa baseada na confiança, levando a uma decisão na expectativa de receber uma recompensa a médio-longo prazo. O trabalho, baseado na realização de ressonância magnética funcional cerebral, confirmou a ativação de áreas semelhantes, embora o processo de decisão em saúde tenha revelado uma componente emocional, uma resposta de recompensa e de memória mais fortes. Uma evolução desfavorável do controlo glicémico ao longo do tempo associou-se a uma ativação de áreas relacionadas com a monitorização de conflitos e com o processamento de resultados considerados injustos.

Miguel Melo 

Miguel Melo, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Faculdade de Medicina - Universidade de Coimbra; Instituto de Investigação r Inovação em Saúde (I3S); Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto (Ipatimup)