Newsletter da SPEDM

Sugestões de Leitura #2

Sugestões de Leitura
Ed.
Outubro 2021

_Artigo RPEDM
Plant-based Diets in Type 2 Diabetes Management:
Perception of Healthcare Professionals.

Helena Urbano Ferreira, Davide Carvalho, Paula Freitas. 

Rev Port Endocrinol Diabetes Metab. 2021;16(1-2)

Estudo observacional que avaliou o conhecimento e prática clínica dos profissionais de saúde portugueses relativamente ao uso das dietas vegetarianas como parte do tratamento da diabetes mellitus tipo 2 (DMT2). O estudo mostrou de 52% dos profissionais de saúde nunca tinham ouvido falar do uso das dietas vegetarianas no tratamento da DMT2 e 53% pontuou o seu próprio conhecimento ≤2, numa escala de 1 a 5. O conhecimento sobre o uso das dietas vegetarianas no tratamento da DMT2 entre participantes traduziu-se numa probabilidade 2.5 vezes superior de recomendar este padrão alimentar aos doentes (p<0,05). As principais barreiras à recomendação das dietas vegetarianas identificadas pelos participantes foram a falta de apoio aos doentes, a falta de evidência científica, e a não aceitação/não cumprimento da dieta pelos doentes.


Helena Urbano Ferreira, Centro Hospitalar Universitário de São João

 

_Outras Sugestões

1_Thyroid Hormones within the Normal Range and Cardiac Function in the General Population: The EPIPorto Study.

Neves JS, Fontes-Carvalho R, Borges-Canha M, Leite AR, Martins S, Oliveira A, Guimarães JT, Carvalho D, Leite-Moreira A, Azevedo A.

Eur Thyroid J. 2021 Apr;10(2):150-160. doi: 10.1159/000508407. Epub 2020 Jul 8.

No estudo EPIPorto (estudo de base populacional representativo da população adulta da cidade do Porto), variações da função tiroideia dentro do intervalo de referência associaram-se de forma significativa à função cardiovascular. Um aumento da função tiroideia (TSH inferior, T4 livre superior ou T3 livre superior) associou-se a frequência cardíaca superior, tensão arterial diastólica mais baixa e aumento do volume do ventrículo esquerdo (VE). Por outro lado, a espessura da parede do VE e a fração de ejeção do VE apresentaram uma associação não linear com a função tiroideia, com valores mais elevados próximos dos extremos de normalidade da função tiroideia.


João Sérgio Neves, Centro Hospitalar Universitário de São João; Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

2_Genetic Determinants for Prediction of Outcome of Patients with Papillary Thyroid Carcinoma.

Póvoa AA, Teixeira E, Bella-Cueto MR, Batista R, Pestana A, Melo M, Alves T, Pinto M, Sobrinho-Simões M, Maciel J, Soares P. 

Cancers (Basel). 2021 Apr 23;13(9):2048. doi: 10.3390/cancers13092048. PMID: 33922635; PMCID: PMC8122921

A doença agressiva é rara no carcinoma papilar da tireoide (PTC), uma neoplasia que geralmente apresenta um excelente prognóstico. Os genes BRAF, RAS e TERT (TERTp) estão frequentemente alterados em PTC e o seu impacto no prognóstico dos doentes permanece controverso. Estudamos estes genes numa serie de 241 PTCs e avaliámos a sua relação com a presença de doença recorrente / persistente, doença estrutural e mortalidade específica por doença. Os tumores BRAFmut / TERTpwt mostraram estar associados à agressividade local, enquanto os tumores TERTpmut se associaram á presença de doença estrutural e à mortalidade específica por doença. Os nossos resultados indicam que diferentes marcadores moleculares desempenham papéis distintos na previsão do prognóstico de doentes com PTC.


Antónia Póvoa, Serviço de Cirurgia Geral, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho; Investigadora, i3S/ IPATIMUP no Grupo de Sinalização e Metabolismo do Cancro

 

3_How Relevant is the Systemic Oxytocin Concentration for Human Sexual Behavior? A Systematic Review.

Cera N, Vargas-Cáceres S, Oliveira C, Monteiro J, Branco D, Pignatelli D, Rebelo S.

How Relevant is the Systemic Oxytocin Concentration for Human Sexual Behavior? A Systematic Review.  Sex Med. 2021 Aug;9(4):100370. doi: 10.1016/j.esxm.2021.100370. Epub 2021 Jun 9. PMID: 34118520

A ocitocina é uma hormona hipotalâmica que tem papel importante no desencadear do parto, iniciação da lactação, criação da forte ligação entre mãe e filho na altura do nascimento, prazer sexual incluindo o orgasmo, e possivelmente no desenvolvimento de relações afetivas e na diminuição da ansiedade. Quando libertada a nível cerebral, está envolvida na promoção de relações fortes entre progenitores e descendência e nas ligações monogâmicas. Embora tenha um papel fundamental na cognição social e nas emoções. Apenas 13 estudos investigaram a variação dos níveis de ocitocina perante as fases da resposta sexual humana.  sobretudo durante a auto-excitação sexual. Os estudos mostraram altos níveis de ocitocina em relação com a excitação e orgasmo. A ocitocina poderá ter um papel relevante também no desejo sexual que representa um conjunto de pensamentos e processos que podem, ao longo do ato sexual, favorecer a aproximação, o sentido de prazer, a excitação e o orgasmo. Será isso que diferencia o sexo com e sem amor?


Duarte Pignatelli, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

4_Avidity and outcomes of radioiodine therapy for distant metastasis of distinct types of differentiated thyroid cancer.

Simões-Pereira J, Mourinho N, C Ferreira T, Limbert E, Cavaco BM, Leite V. 

J Clin Endocrinol Metab. 2021 Jun 16:dgab436. doi: 10.1210/clinem/dgab436. 

As recomendações para terapêutica com iodo radioactivo no contexto de doença metastática são baseadas sobretudo na experiência com os carcinomas papilares da tiroide (CPT), não tendo em conta as particularidades de cada tipo histológico. Neste sentido, quisemos investigar a associação entre a histologia e a resposta à terapêutica e avidez do iodo. Realizámos um análise retrospectiva em que incluímos 42 (33,3%) CPT clássicos (CPTvc), 45 (35,7%) papilares variantes foliculares (CPTvf), 17 (13,5%) carcinomas foliculares (CFT) e 22 (17,5%) carcinomas de células de Hürthle (CCH). Observámos que a histologia influenciou a avidez, sendo superior nos CFT e CPTvf, e a sobrevivência livre de progressão. Concluímos que a histologia permite definir quais os doentes que mais beneficiarão desta terapêutica.

 

5_Outcomes of Thyrotropin Alfa Versus Levothyroxine Withdrawal-Aided Radioiodine Therapy for Distant Metastasis of Papillary Thyroid Cancer.

Simões-Pereira J, C Ferreira T, Limbert E, Cavaco BM, Leite V. 

Thyroid. 2021 Jul 21. doi: 10.1089/thy.2021.0013. Online ahead of print. 

A tirotropina alfa (rhTSH) não se encontra actualmente aprovada pela FDA ou EMA para preparação da terapêutica com iodo radioactivo no contexto de doença metastática. Neste estudo quisemos comparar este métodos de preparação com a suspensão de levotiroxina, em termos de resposta à terapêutica e avidez. Para tal, realizámos uma análise retrospectiva de 95 doentes com carcinoma papilar da tiroide com metastização à distância – 27 (28.4%) foram submetidos a terapêutica com iodo radioactivo após suspensão da levotiroxina e 68 (71.6%) após injecção de rhTSH. Não observámos diferenças entre os dois métodos de preparação. Concluímos, assim, que a rhTSH constitui um método alternativo à suspensão da levotiroxina no contexto metastático, com resultados clínicos semelhantes e com bom perfil de segurança.


Joana Simões Pereira, Serviço de Endocrinologia, Unidade de Investigação em Patolobiologia Molecular, Instituto Português de Oncologia, Francisco Gentil. Nova Medical School, Faculdade Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.