Newsletter da SPEDM

Sugestões de Leitura #9

Sugestões de Leitura
Ed.
Julho 2023

José Luís Medina Vieira: A Reference in Portuguese Endocrinology

Barbosa MC, Ferraz AR, Carvalho D;

Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo Journal; Online first: 2023-07-07

É com grande satisfação que vejo a publicação deste artigo sobre o Professor José Luis Medina. Diria que ninguém ficava indiferente à sua boa disposição, mas também à profundidade do seu raciocínio. Quero agora sobretudo realçar as qualidades humanas que possuía e que sempre nos envolveram durante os mais de 20 anos em que esteve na direção de serviço e que permitiram manter o espírito de equipa que nos congregou. Intuitivo, carismático, cosmopolita, em suma um verdadeiro universitário, na completa e verdadeira aceção da palavra. Alguém dizia há alguns anos que o tempo não passava pelo Prof José Luis Medina. Ativo, empreendedor, organizador desdobrou-se em iniciativas que o tornaram respeitado a nível nacional e internacional. Um exemplo para a Endocrinologia portuguesa.

Davide Carvalho, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Instituto de Investigação e Inovação em Saúde i3s, Academia Nacional de Medicina Presidente Eleito da European NeuroEndocrine Association


Relaxation intervention to improve diabetic foot ulcer healing: Results from a pilot randomized controlled study.

Ferreira G, Faria S, Carvalho A, Pereira MG.

Wound Repair Regen. 2023 Apr 20. doi: 10.1111/wrr.13085. Online ahead of print.

A úlcera de Pé Diabético (UPD) é uma complicação crónica muito prevalente da Diabetes mellitus, mas frequentemente esquecida nos estudos clínicos de intervenção. Este estudo, o primeiro RCT de intervenção psicológica na cicatrização da úlcera de indivíduos com UPD, determinou a viabilidade do uso de técnicas de relaxamento no tratamento de indivíduos com UPD e a sua influência na cicatrização. Foram avaliados 1278 indivíduos, recrutados 146 e randomizados 54 para sessões de intervenção-relaxamento, control-activo (intervenção-“neutra”) e control-passivo (tratamento habitual). Concluiu-se que: 1. As técnicas de relaxamento usadas foram bem aceites com uma taxa de drop-out <10%; 2. Quando comparadas com o tratamento habitual, ambas as intervenções (intervenção-relaxamento e a intervenção-“neutra”) foram associadas a maior redução da percepção do stress e a maior velocidade de cicatrização; 3. A intervenção-relaxamento não foi superior à intervenção-psicológica-“neutra” nos resultados de cicatrização.

André Carvalho, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto


The influence of simultaneous pancreas-kidney transplantation on the evolution of diabetic foot lesions and peripheral arterial disease.

Monteiro SS, Santos TS, Pereira CA, Duarte DB, Neto H, Gomes A, Loureiro L, Martins J, Silva F, Martins LS, Ferreira L, Amaral C, Freitas C, Carvalho AC, Carvalho R, Dores J.

J Endocrinol Invest. 2023 Jul;46(7):1459-1464. doi: 10.1007/s40618-023-02009-3. Epub 2023 Jan 16.

Apesar de o transplante reno-pancreático funcionante ter um efeito benéfico na evolução das complicações crónicas da diabetes, este estudo demonstrou uma elevada prevalência de doença arterial periférica e úlceras de pé diabético nestes doentes. As lesões de pé diabético e amputações do membro inferior não foram mais frequentes no membro ipsilateral do enxerto renal, sugerindo que o fenómeno de “roubo arterial” não parece ser relevante nestes doentes. Assim, este estudo questiona a pertinência da exclusão de doentes candidatos a transplante reno-pancreático por receio de agravamento da doença arterial periférica devido ao desvio da irrigação arterial da artéria ilíaca para o enxerto renal.

Sílvia Monteiro, Centro Hospitalar Universitário de Santo António


Effects of Triiodothyronine Treatment in an Animal Model of Heart Failure with Preserved Ejection Fraction. 

Neves JS, Leite AR, Conceição G, Gonçalves A, Borges-Canha M, Vale C, Von-Hafe M, Martins D, Miranda-Silva D, Leite S, Rocha-Oliveira E, Sousa-Mendes C, Chaves J, Lourenço IM, Grijota-Martínez C, Bárez-López S, Miranda IM, Almeida-Coelho J, Vasques-Nóvoa F, Carvalho D, Lourenço A, Falcão-Pires I, Leite-Moreira A. 

Thyroid. 2023 May 30. doi: 10.1089/thy.2022.0717. Epub ahead of print. PMID: 37140469. 

Avaliamos num modelo animal de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) o efeito da suplementação com triiodotironina (T3). A ICFEP associou-se a níveis baixos de T3 no plasma e no miocárdio. O tratamento com T3 reduziu o peso corporal, melhorou o perfil metabólico e melhorou a função diastólica cardíaca. No entanto, apenas a utilização de uma dose baixa foi segura. Os animais tratados com dose de reposição apresentaram um aumento da frequência cardíaca, arritmias e morte súbita. Os nossos resultados sugerem que o tratamento com T3 é uma potencial opção terapêutica na ICFEP, no entanto, é necessário ter em conta a estreita janela terapêutica desta intervenção.


João Sergio Neves, Centro Hospitalar Universitário de São João, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto


Usefulness of a clinicopathological classification in predicting treatment-related outcomes and multimodal therapeutic approaches in pituitary adenoma patients: retrospective analysis on a Portuguese cohort of 129 patients from a tertiary pituitary center. 

Peixe C, Alexandre MI, Gomes AR, Nobre E, Silva AL, Oliveira T, López-Presa D, Faria CC, Miguens J, Bugalho MJ, Marques P. 

Pituitary. 2023 Apr 18. doi: 10.1007/s11102-023-01319-2. Online ahead of print.

Os adenomas hipofisários podem ter um comportamento invasivo e clinicamente agressivo, resultando em doença recorrente e resistente a várias modalidades terapêuticas. A classificação clinico-patológico de Trouillas foi proposta para prever o risco de recorrência e progressão destes tumores. O objetivo deste trabalho foi estudar a utilidade da classificação de Trouillas na identificação dos adenomas hipofisários que poderão necessitar de abordagens terapêuticas múltiplas ou várias modalidades terapêuticas. Foram avaliados, de forma retrospetiva, 129 doentes operados na nossa instituição. Concluímos que esta classificação clínico-patológica é útil para identificar os adenomas mais refratários e que requerem frequentemente abordagens terapêuticas multimodais e múltiplas.

Carolina Peixe, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN)


Maria Inês Alexandre, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN)

 


COMBINSI (COMBat to INSufficient Insulin therapy) - A Portuguese project in type 2 diabetes.

Simões de Carvalho F, Brito Marques F, Lima Ferreira J, Lopes AE, Príncipe RM.

Diabetes Metab Syndr. 2023 May;17(5):102776. doi: 10.1016/j.dsx.2023.102776. Epub 2023 May 6.

O estudo COMBINSI procurou estimar a adequada utilização de insulinoterapia em adultos com DM2 num contexto de Cuidados de Saúde Primários. Dos 13 869 adultos com DM2 estudados numa unidade local de saúde portuguesa, 11,5% estavam sob insulinoterapia e 4,1% tinham hemoglobina glicada ≥ 9% e não estavam tratados com insulina. O índice de insulinoterapia calculado foi de 73,9%, traduzindo a não utilização de insulina em mais de 1 em cada 4 casos de DM2 com indicação para tal. Estes achados realçam a necessidade de implementação de estratégias de combate à pouca utilização de insulina na DM2.

Francisco Carvalho 

Francisco Simões de Carvalho, Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos