Como jovem especialista sou confrontada desde há pouco tempo com os desafios de formar em vez de ser formada. Destes, o maior que tenho enfrentado é sem dúvida o da falta de tempo. É minha opinião que a formação em Endocrinologia deve ser essencialmente prática com tempo prévio para a preparação e estudo dos doentes. Esta formação prática deve ser tutorada por um médico especialista, idealmente o orientador de formação / de estágio que deverá discutir os vários doentes, tentar responder a dúvidas e confirmar o correto pedido de exames complementares de diagnóstico e orientação terapêutica. A autonomia deve ser estimulada e progressiva, com a garantia de disponibilidade em caso de dúvida, qualquer que seja o momento da formação.
No entanto, para este ensino prático tutorado é necessário tempo, tempo este que, pela cada vez maior carga assistencial e burocrática, é difícil de conseguir. Na minha opinião, é também importante que o novo método de avaliação final do Internato Médico em Endocrinologia e Nutrição seja definido e esclarecido. A grelha de avaliação curricular publicada em Diário da República é demasiado geral, obrigando a que em todas as fases de avaliação final sejam definidas subalíneas específicas para tentar avaliar da forma mais justa os vários candidatos. No entanto, essas grelhas acabam por ser diferentes entre fases, fazendo variar significativamente as notas entre candidatos que podem concorrer nos mesmos concursos. O tipo de exame teórico a ser realizado vem sendo discutido, mas também ainda não está definido. Deve ainda ser ponderado se existirá algum período de transição quando ocorrerem estas mudanças, com eventual ponderação de notas caso a avaliação realizada pelo novo exame se verifique significativamente mais baixa/mais alta em relação ao tipo de avaliação anterior.
Desta forma, destaco neste momento dois dos desafios que me parecem mais relevantes para o futuro da Formação em Endocrinologia e Nutrição:
• A falta de tempo para uma adequada formação dos Internos;
• A necessidade de uma rápida definição e esclarecimento do novo método de avaliação final do Internato em Endocrinologia e Nutrição e se haverá algum período de transição entre métodos.