Protocolos e Guias Práticos em Endocrinologia Clínica
Pedro Marques, MD, PhD Serviço de Endocrinologia
Este documento designado de ENDOCRINOPÉDIA compila protocolos e guias em Endocrinologia Clínica. Nesta Parte 1, vocacionada para o médico endocrinologista, disponibiliza-se material muito prático e útil para a consulta e atividade clínica em Endocrinologia (na Parte 2, em ficheiro separado, reúnem-se guias e folhetos educativos sobre várias doenças endócrinas destinados ao doente). A ideia é permitir uma consulta fácil, e obter rapidamente a informação mais relevante para a realização de um determinado teste ou procedimento, protocolos estes que podem ser impressos e entregues à equipa de enfermagem ou serem deixados no processo clínico do doente para orientação no dia da prova.
Este documento não pretende ser exaustivo, nem abranger todas as áreas da especialidade, nem tão pouco servir como ou substituir as atuais e mais recentes guidelines e normas de orientação para cada endocrinopatia recomendadas pelas sociedades nacionais e internacionais relevantes na especialidade. Portanto, sendo um documento informativo e não normativo, os seus autores isentam-se de qualquer responsabilidade médico-legal que eventualmente possa emergir da sua utilização, nem este deve servir em caso algum para qualquer disputa legal.
Este documento foi amplamente inspirado e baseado em material disponibilizado por 2 centros de endocrinologia de Londres, ambos centros de referência no Reino Unido e muito reconhecidos a nível mundial no panorama da especialidade. São estes os serviços de Endocrinologia do Imperial College of London que disponibiliza a Endocrine Bible (http://www.imperialendo.com/for-doctors/endocrinebible) e o St. Bartholomew’s hospital (Barts NHS Trust) que disponibiliza protocolos e informação em http://www.bartsendocrinology.co.uk/9.html. Para além destas fontes, foram também consultadas algumas guidelines da Endocrine Society (https://www.endocrine.org/clinical-practice-guidelines) e artigos selecionados (citados sempre que apropriado), bem como o catálogo de análises laboratoriais da Mayo Clinic (https://www.mayocliniclabs.com/).
Por todo o suporte e contributo dado a este projeto fica aqui um agradecimento muito especial à Prof. Dra. Maria João Bugalho (MD, PhD), e também ao Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria pelo seu papel na promoção e divulgação deste documento.
Sinceramente, espera-se que esta ferramenta seja útil para a prática clínica, e que ajude a melhorar e otimizar os procedimentos na consulta e internamento de doentes com endocrinopatia, bem como no seu complexo processo de educação, assegurando assim que os resultados analíticos sejam o mais fidedignos possível.