Protocolos e Guias Práticos em Endocrinologia Clínica
Pedro Marques, MD, PhD Serviço de Endocrinologia
A Parte 2 da ENDOCRINOPÉDIA foi elaborada a pensar no Doente. Reúne guias educativos sobre várias doenças endócrinas bem como folhetos informativos onde se explica o porquê da realização de uma ou mais provas endócrinas, se antecipa como as provas decorrerão bem como se alerta, quando necessário, para a preparação prévia.
Este documento está desenhado para que cada protocolo, procedimento ou guia informativo possa ser impresso, isoladamente, para entrega ao doente e/ou à equipa de enfermagem. É desejável que seja o médico assistente a fazer a entrega ao doente permitindo, assim, qualquer esclarecimento adicional.
Os conteúdos que se disponibilizam por esta via tiveram como fonte principal a Endocrine Bible do Serviço de Endocrinologia do Imperial College of London (http://www.imperialendo.com/fordoctors/endocrine-bible) e os protocolos do Serviço de Endocrinologia do St. Bartholomew’s hospital (Barts NHS Trust) disponíveis em http://www.bartsendocrinology.co.uk/9.html. Para além destas fontes de informação, foram também consultadas algumas das guidelines da Endocrine Society (https://www.endocrine.org/clinical-practice-guidelines) e artigos selecionados (citados sempre que apropriado), bem como o catálogo de análises da Mayo Clinic (https://www.mayocliniclabs.com/). Foram consultados sites de entidades ou associações dedicadas aos doentes, destacando-se a Pituitary Foundation (https://www.pituitary.org.uk/), e também a associação Addison’s Self-Help Group UK (https://www.addisonsdisease.org.uk/).
Por todo o suporte e contributo dado a este projeto, fica aqui um agradecimento muito especial à Prof. Dra. Maria João Bugalho e também ao Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria pelo seu papel na promoção e divulgação deste documento.
Sinceramente, espera-se que esta ferramenta seja útil para a prática clínica, ajudando a melhorar e otimizar métodos e procedimentos na consulta, no hospital de dia e no internamento. Espera-se, ainda, que contribua para a literacia em saúde e, desse modo, minimize os fatores extrínsecos que podem interferir com os resultados das provas endócrinas.