Sobre a SPEDM

Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM)

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) integra médicos, investigadores e outros profissionais de saúde que se dedicam ao estudo e tratamento das doenças endócrinas em Portugal. Desde a sua fundação, em 1949, que as sucessivas direções da SPEDM têm assumido como sua missão a promoção do conhecimento e investigação em Endocrinologia, visando assegurar o melhor tratamento às pessoas com doenças endócrinas.

O que é a Endocrinologia?
A Endocrinologia é o ramo da Medicina que se dedica aos estudo e tratamento das doenças das glândulas endócrinas. A função destas glândulas é a produção de mensageiros químicos (hormonas) que controlam as mais variadas funções no nosso corpo e regulam, por exemplo, a glicemia, a pressão arterial, o consumo energético, o apetite, etc.  São exemplos de doenças endócrinas frequentes a Diabetes, a Obesidade, as doenças da Tiroide. Algumas patologias endócrinas são mais raras, como os tumores da hipófise, os problemas do metabolismo do cálcio e do osso, o défice de hormona de crescimento, os problemas de desenvolvimento da puberdade ou as disfunções hormonais sexuais.

Endocrinologistas são os médicos especialistas em Endocrinologia e aqueles preparados para a avaliação e tratamento das patologias descritas.

Logo
Missão
A missão da SPEDM

A S.P.E.D.M. tem por objectivo essencial a defesa dos interesses científicos, sociais e morais dos seus associados, nomeadamente:

a) Promover, cultivar e desenvolver a investigação, o ensino e o exercício profissional da Endocrinologia, da Diabetologia. do Metabolismo e das Ciências e Técnicas que se correlacionam com estas áreas da biomedicina;

b) Fomentar as relações científicas. tecnológicas, profissionais e humanas entre os seus associados e entre estes e outros investigadores e profissionais nomeadamente através de relações com as sociedades científicas em que se integrem;

c) Desenvolver e apoiar a formação dos seus associados;

d) Tomar posição e dar parecer sobre todos os assuntos relacionados com a investigação, ensino e prática da especialidade;

e) Participar na elaboração dos actos normativos que interessem à especialidade:

f) Representar a Endocrinologia Portuguesa em congressos e noutras actividades científicas, técnicas e profissionais nacionais e estrangeiras.

Os Estatutos

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia. Diabetes e Metabolismo adiante abreviadamente referida pela sigla S.P.E.D.M. é uma associação científica sem fins lucrativos constituída em 29/11/1949 sob a designação de Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, e rege-se pelos presentes estatutos.

A nossa equipa
Direção
Dr. João Jácome de Castro
Presidente
Dr. Jorge Dores
Vice-Presidente
Prof. Dr. Duarte Pignatelli
Vice-Presidente
Dr.ª Mafalda Marcelino
Secretária Geral
Dr.ª Raquel Carvalho
Secretária Adjunto
Dr. João Sérgio Neves
Secretário Adjunto
Dr. Luís Miguel Cardoso
Tesoureiro
Assembleia Geral
Dr. Rui César
Presidente
Dr.ª Margarida Ferreira
Primeiro Secretário
Dr. Henrique Vara Luiz
Segundo Secretário
Prof. Dr.ª Raquel Martins
Secretário Suplente
Conselho Fiscal
Dr.ª Margarida Bastos
Presidente
Dr. Francisco do Rosário
Vogal
Dr.ª Joana Santos
Vogal
Dr. Carlos Tavares Bello
Vogal suplente
Histórico dos Presidentes da SPEDM
1949/1955
A. Celestino da Costa
1956/1960
Manuel João Xavier Morato
1961/1966
Manuel Joaquim Bruno da Costa
1967/1969
António Castro Caldas
1970/1976
Eduardo Girão de Amaral
1977/1981
Rodolfo Iriarte Peixoto
1982/1984
Manuel Pinheiro Hargreaves
1985/1990
Manuel Martins Almeida Ruas
1991/1996
Emílio Peres
1997/2002
Alberto Galvão-Teles
2003/2008
José Luis Medina
2009/2011
Manuela Carvalheiro
2012/2014
Maria Helena Cardoso
2015/2017
Francisco Carrilho
2018/2020
Davide Carvalho
Torne-se Sócio

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) é composta por uma comunidade dinâmica de profissionais, em diferentes fases de diferenciação, incluindo médicos, investigadores, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais. Ser sócio da SPEDM é uma oportunidade para conhecer os últimos progressos da ciência nacional e contribuir para o avanço da endocrinologia portuguesa.