Nota de pesar: Falecimento do Professor Doutor José Luís Medina

 

É com o mais profundo pesar que comunicamos que faleceu hoje o Professor Doutor José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo entre 2003 e 2008. Foi ao longo de todo o seu percurso uma referência na Endocrinologia Portuguesa pelas suas competências clínicas e científicas, e pelas suas qualidades humanas. Ninguém ficava indiferente à sua boa disposição, à sua entrega aos projetos que integrava e à profundidade do seu raciocínio. Deixa, em todos os que com ele trabalharam ou conviveram, a saudade de alguém sempre disponível e interventivo.

Teve um percurso profissional notável. Foi diretor do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, onde foi adjunto do Diretor do Hospital; foi Professor Catedrático, Diretor do Departamento de Medicina e membro da Direção da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Para além de Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, foi também Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, do Colégio de Especialidade de Endocrinologia e Nutrição da Ordem dos Médicos, da Sociedade Luso-Galaica de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e do Mediterranean Group for the Study of Diabetes. No Serviço Militar, foi médico da força aérea em Moçambique, tendo sido agraciado com 2 louvores e com a medalha de prata de serviços distintos. Foi também consultor da Direção Geral da Saúde.

O funeral terá lugar amanhã, terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 16h00 na Igreja da Senhora da Hora.

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, apresenta as condolências à família, amigos e colegas do Professor Doutor José Luís Medina, a quem prestamos uma sentida homenagem.